[okfn-br] Certificação do Instituto Doar: gestão e transparência

Quinta Julho 16 14:18:05 UTC 2015

Caros,

estamos desenvolvendo um trabalho junto ao Instituto Doar <
http://www.institutodoar.org/> para avaliar nossa gestão e transparência.
Eles possuem critérios objetivos baseados numa certificação internacional.
Esse instituto foi recomendando por um de nossos membros, o qual agradeço.

Após essa avaliação, temos um tempo para ajustes (pelo que vi, são poucos)
e obtermos o certificado deles. Tive uma conversa ontem com a Silvia sobre
o terceiro setor e achei interessante o trabalho que fazem, com critério
objetivos e simples para melhorarmos nosso trabalho.

De: Silvia I Instituto Doar <>
Data: 15 de julho de 2015 15:05
Assunto: RE: Certifique a Open Knowledge Brasil

Olá Tom,

Conforme a nossa conversa telefônica, envio anexa uma apresentação sobre o
Instituto Doar e a Certificação, além do link para um artigo escrito pelo
presidente do Instituto Doar, Marcelo Estraviz, com mais informações sobre
o Selo e seus impactos nas organizações certificadas:
http://www.estraviz.com.br/index.php/2014/04/como-definir-o-que-e-uma-boa-ong/

No site do Instituto Doar, você também encontra mais informações sobre o
Instituto e a Certificação <http://www.institutodoar.org>, inclusive os  44
critérios (PGT) analisados durante o processo, que também envio como anexo.

Todo o processo é realizado online e cada critério é comprovado mediante o
upload da documentação pertinente, que é solicitada pelo nosso sistema.
Esta documentação é então analisada por nós e só então a organização recebe
os resultados da sua avaliação, contendo os pontos positivos e negativos da
avaliação, o que acontece em até uma semana.

Em caso de resultado insuficiente para obtenção do certificado, um prazo de
2 meses é concedido para aprimoramento e submissão de uma nova avaliação.
Em caso de novo resultado insuficiente, será necessário aguardar 6 meses
para dar início a um novo processo de certficação.

Estou à disposição para qualquer esclarecimento.

Cordialmente,
Silvia Daskal