[okfn-br] Dúvidas de como iniciar com dados abertos

Raniere Silva raniere em riseup.net
Terça Julho 7 16:23:36 UTC 2015

Olá Carina,

> Entrei recentemente nesse grupo

Seja bem vinda.

> Gostaria da ajuda de vocês com material
> ou dicas por onde posso começar a trabalhar com os dados.

Com as informações que você forneceu está difícil
fornecer uma boa resposta. Algumas perguntas que vão ajudar
em enviarmos uma boa resposta são:

1.  Qual sua ocupação?

    E.g. pós-graduando, pesquisador, ...

2.  Qual sua formação?

    Design, jornalista, programador, ...

> Por exemplo,
> quais aplicações vocês usam para exportar os dados disponíveis na web.

A forma mais fácil é você fornecer um CSV.
Para isso você pode utilizar o LibreOffice Calc ou o Excel
e salvar sua planilha como CSV.

Outro formato interessante é JSON.

Algumas áreas possuem formatos próprios,
e.g. quando envolvendo geolocalização.

Como plataforma para publicação dos dados,
algumas pessoas usam o http://ckan.org/.

> Quero criar um site para mostrar os dados na área da educação e segurança pública,

Sugiro você dar uma olhada em

-   Python e http://bokeh.pydata.org/,
-   R e http://shiny.rstudio.com/,
-   Javascript e http://d3js.org/.

IMPORTANTE: Aqui estou assumindo que você possui algumas experiência com programação.

> tenho interesse também em criar infográficos, mas não sei por onde começar.

Não tenho muita experiência com infográficos.
Em termos de ferramentas livres, você pode olhar Gimp, Inkscape e LibreOffice.

Att,
Raniere