[okfn-br] Dúvidas de como iniciar com dados abertos

Thiago Rondon thiago.rondon em gmail.com
Terça Julho 7 13:49:58 UTC 2015

Olá Carina,

Dados abertos é a ideia de que um determinado dado deve ser livre e
estruturado, parece que é algo simples, mas na prática ainda é um
desafio quando queremos ver as coisas acontecendo de maneira prática,
pois isto envolve debater qual a licença do dado, em qual formato ele
está disponível, quem irá disponibilizar, quem irá atualizar, quem irá
utilizar, como poderá ser utilizado, documentação e principalmente
fazer vários atores distintos trabalharem em conjunto.

Pelo teu e-mail, deduzo que você esta buscando dados abertos
governamentais. Neste caso, você pode ter a sorte de que os dados que
você busca já estejam disponível ou terá que se utilizar da lei de
acesso à informação, para requisitar eles.

Sobre materiais, a turma aqui fez um trabalho bacana de traduzir o
Open Data Handbook.
http://opendatahandbook.org/guide/pt_BR/how-to-open-up-data/

Mas conte um pouco mais sobre tua ideia, especifique um pouco mais de
qual dado você esta buscando ou se já sabe onde eles estão, e o que
você quer fazer com eles.

Abs!
-Thiago Rondon