[okfn-br] [Gastosabertos] Organização do desenvolvimento do Gastos Abertos

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quarta Julho 8 10:01:35 UTC 2015

Em 7 de julho de 2015 22:06, Paula Oda <oda.paula em gmail.com> escreveu:

> Luiz, acho que esta é uma ótima proposta.
>
> Discussões gerais do projeto na lista aberta e questões técnicas na lista
> fechada (gastos aberto. Além disso, o uso das issues no github para
> acompanhamento.
>
> Faz sentido.

OK, acho que vale registrar as "regras sociais
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Ensaios/Burocracia>" de um
projeto ou da OKBr na Wiki-OKBr.
Tá na hora de formalizar, até para colaboradores novatos (ou esquecidos) se
encontrarem e não mais fugirem... Alias, para todos agirem com mais
consistência no dia a dia.

> A minha única dúvida é com relação as issues que estão abertas. Você
> sugeriu somente fecha-las? Não seriam coisas relevantes que deveriam ser
> consideradas?

Ops, realmente tá na hora de consolidar por escrito na Wiki, não acha?
Aqui no thread é difícil entender o que dissemos, precisa consolidar em um
local só, em um texto simples e objetivo definindo a regra.
PS: acho que issues são a essência da comunicação da equipe de
desenvolvimento (!), não devem ser apagadas... O problema é que vocês
preferem usar as issues apenas para bug-tracking, não para discussão
técnica ou suporte... Enfim, as regras de uso das issues e a separação
clara entre o que é assunto para issue e o que é assunto para a lista
especializada, precisam também ser discutidas e escritas.

> Posso dar uma olhada com mais calma nas issues que estão abertas e podemos
> discutir ponto a ponto. O que acha?

Acho que o primeiro passo é padronizar os *labels* (descrever minimamente o
que significam e utiliza-los de forma consistente com essa descrição) e
atribuir *labels* a todas as *issues* (muitos pelo que observei já tem e
parecem consistentes!)... Terão *issues* onde cabe apenas um *label* do
tipo "discussão" (não faz parte da lista de tarefas dos desenvolvedores),
terão outras *issues* onde fica muito claro que é *bug* ou que é
*nova-funcionalidade* (ambos quando não fechados são parte da lista de
tarefas da equipe).