[okfn-br] Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia

Andres MRM andres em inventati.org
Quarta Julho 8 13:47:37 UTC 2015

Quoting Everton Zanella Alvarenga (2015-07-08 10:10:20)
> Caros,
>
> retirei da nossa página de valores <http://br.okfn.org/valores/> a fazer-cracia
> <http://wiki.okfn.org/Talk:Open_Knowledge_Brasil/Valores>. Ele é controverso,
> como alguns membros ativos apontaram quando a propus como um de nossos valores
> e, na minha opinião, a prática mostrou seus defeitos (e. g., risco de
> sobrecarga).

Pera, você está "anunciando" que tirou um dos valores da OK-Br?

=O

Sem discutir isso antes aqui?

=O

Sério?

=O

Um dos valores?

=O

Deixa eu me recuperar para conseguir terminar esse e-mail...

> Para reflexão sobre o assunto, sugiro o texto do professor Moyses Nussenzveig,
> "Universidade Democrática é Meritocrática", que gostei muito na época em que
> foi escrito devido a certa confusão feita com o uso do conceito de democracia
> (e. g., uma organização que defende a democracia não necessariamente é
> democrática).

Não consegui achar o texto... Poderia encaminhá-lo?

> Nesse mesmo contexto, o conceito de democracia me parece também ser confundido,
> principalmente quando acreditamos que toda e qualquer opinião deve ser acatada,
> ignorando a importância de representantes que assumem responsabilidades (e. g.,
> se um representante político que foi democraticamente eleito fosse ouvir todos
> seus eleitores, sobre tudo, até que um consenso fosse atingido, como
> conseguiria trabalhar?)

Bom, acho que isso está bem longe do que estava sendo discutido aqui...

> Fica aqui a proposta para a meritocracia ser um de nossos valores como
> organização. E depois podemos escrever uma redação o que queremos dizer com
> isso, já que nem sempre ela se aplica (e. g., quando as condições iniciais e de
> ambiente não são de igualdade).

Em geral sou contra a meritocracia, pois acho quase impossível medir "mérito".
Se você tem uma proposta para essa fórmula, estaria curioso para ouvir.

Sério? Um dos valores?

=O