[okfn-br] fazer-cracia vs meritocracia (era Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia)

Andres MRM andres em inventati.org
Quarta Julho 8 15:54:23 UTC 2015

Quoting Edgar Zanella Alvarenga (2015-07-08 12:01:04)
> Nota alguma assimetria na resposta aos ocorridos em 1 e 2? Por que o
> escarceu agora mesmo?

Acho que tem a ver com a mudança de conjuntura, Edgar.

Eu tenho críticas à fazercracia, as expus na época e lembro que escrevi algo
no pad que gerou aquela página da wiki também.

A questão é que estamos passando nesse momento por uma crise de governança em
que não se tem acordo sobre quem tem legitimidade para tomar decisões. E bem
no meio disso o D.E. altera um valor sem consultar ninguém? Tem gente que se
manifestou aqui contra a associação de nov em s membr em s por conta da crise,
imagina o que pensam sobre alterar um valor...

Além desse problema de "método", a abolição da fazercracia nesse momento
poderia ser vista como uma atitude oportunista. Alguns poderiam dizer que
enquanto era interessante para quem estava fazendo as coisas se legitimar pela
fazercracia, ela foi defendida. Agora que mais pessoas estão dispostas a
fazer, e assim poder decidir também, a fazercracia é retirada.
Fico feliz que o Tom tenha revertido a mudança, e evitado cair nessa
armadilha. =)

Além disso tudo, de minha parte, minha relação com a OK-Br mudou bastante de
16 de agosto para cá. Foi só depois do encontro de março, acreditando no que
combinamos lá, que comecei a me sentir parte dela, e assim, ter vontade de
participar das reuniões e decisões.

Quoting Peter Krauss (2015-07-08 12:41:09)