[okfn-br] fazer-cracia vs meritocracia (era Retirada da fazer-cracia e proposta sobre a meritocracia)

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Sexta Julho 10 11:03:42 UTC 2015

(retomando, resposta inline)

Em 8 de julho de 2015 12:19, Raniere Silva <raniere em riseup.net> escreveu:

> Para mim,
> fazer-cracia e meritocracia são valores diferentes.

+1, sim.
Teoricamente a fazer-cracia está contida na meritocracia, é um caso onde o
único mérito é o fazer.

> Na fazer-cracia,
> valorizamos aqueles que possuem iniciativa para fazer alguma coisa.
> E.g. a opinião daqueles que escrevessem no blog (voluntários ou não) teria
> maior peso na resolução de alguma questão.

A fazer-cracia tem seus limites, e na maioria das comunidades que a adotam
(inclusive OKBr) são os limites do "acolhimento à participação"...
Aqueles que "fazem demais" (participam) acabam se tornando associados e
ganham direitos (peso) por outros fundamentos democraticos.

Em todas essas comunidades existem hierarquias auto-organizativas (não
confundir com "hierarquia militar"),
e a fazer-cracia é um mecanismo típico dos "niveis hierárquicos mais
baixos", onde o simples "custo de discussão" já seria um custo muito alto.
Exemplo: na Wikipedia 99% dos acentos e virgulas não são discutidos, são
fazer-craticos.

> Na meritocracia,
> valorizamos aqueles que possuem mérito
> (que como já falaram é algo difícil de mensurar).

+1. Sim, o "score de mérito" é a coisa mais delicada (assim como a criação
e acúmulo de "riqueza de mérito")

PS: todavia o mérito, desde os tempos de Confúcio, não precisa ser uma
moeda para criar riquezas e poder,
nem precisa ser algo eterno (carteira de motorista se renova)
é apenas um "filtro de barreira mínima"... É esse "filtro meritocrático" é
talvez o que vale a pena ser discutido.

> E.g. em uma reestruturação do blog a seleção de um novo gerenciador de
> conteúdo
> seria feita por quem tivesse o maior grau de formação em ciência da
> computação
> e a opinião dos autores seriam ignoradas.

O "score" ou "filtro de mérito" é super-delicado, talvez nem caiba a
palavra "mérito" (que lembra curriculum e diplomas)...
Por outro lado, acho que é ingenuidade dizer que "todos podem tudo a todo
tipo de decisão": o filtro é necessário até para reduzir custos e
viabilizar a participação consistente (com valores) e construtiva.
Filtros típicos:
* pedir que se manifeste quem tem interesse e pode se comprometer de fato
com a agenda da questão,
* verificar quem já participou alguma vez na vida,
* pedir que declare  publicamente na Lista que já leu o Estatuto,
* ...,
* restrição a associados.

PS: na "gestão de conteúdos" exemplificada (acima Raniere), o que se
desenvolve democraticamente (sem barreiras à participação) são as chamadas
"curadorias democráticas", que deveriam existir na OKBr.

> Claro que a meritocracia pode ser baseada na fazer-cracia
> mas eu considero que a fazer-cracia seja o termo mais adequado
> se o que desejarmos é ter uma comunidade ao modelo de software livre.

Interessante relembrar modelos e fixar quais seriam "modelos de referência"
 (Apache? Linux? MySQL? Java? com quais exemplos nós nos identificamos?)
para podermos discutir.