[okfn-br] Fwd: Apresentação

Domingo Julho 12 19:31:58 UTC 2015

Verdade, Juliano. Bem-lembrado pelo Alexandre!

Existe um grupo na cidade de São Paulo que tem se reunido (*quasi*)
periodicamente. É uma tentativa interessante de discutir temas legais
relacionados ao nosso trabalho, de uma forma descontraída e aberta (apesar
de ainda termos a restrição de usarmos tecnologias fechadas, eu acharia
legal usarmos nosso canal IRC, que anda meio parado #okbr @ freenode).
Seria muito legal se essa prática fosse adotada em outros locais, com
outros formatos, e conseguíssemos, por exemplo, escrever um post de blog
sobre o que ocorreu nessa reuniões, o que foi discutido, que coisas legais
descobrimos etc..

Eu gostaria muito de achar alguém para fazermos reuniões nessa linha, mas o
foco seria discutirmos o conteúdo do livro 'O capital', do Piketty, e sua
conexão do trabalho que fazemos aqui na Open Knowledge Brasil. Nesse livro,
o Piketty fala o que muitos já falavam sobre a desigualdade de riqueza, mas
com a diferença que ele baseia muitas de suas afirmações em *dados*. Se for
um assunto que te interessa, veja esse artigo do Jason Hickel, The truth
about extreme global inequality
<http://www.aljazeera.com/indepth/opinion/2013/04/201349124135226392.html>.
E esse vídeo curtinho da rede 'The rules' também é bastante didático

https://www.youtube.com/watch?v=uWSxzjyMNpU

Se eu encontrar uma pessoa interessada, já teremos um grupo de estudos (não
duvido que tenha alguém interessado, só não achei ou estou procurando no
local errado ;). Minha ideia inicial é fazer encontros periódicos num local
que dê para cozinhar, revesando quem cozinha. E se houver alguém fora de
São Paulo, podemos ver o que dá pra fazer online e criarmos algo
proveitoso. :)

Tom