[okfn-br] Carta convite do Conselho Deliberativo para encontro 28/07 comunidade OKBR

Andres MRM andres em inventati.org
Quarta Julho 29 13:00:26 UTC 2015

Sai bastante aturdido do encontro de ontem, e ainda estou tentando digeri-lo,
mas já posso dizer que foi pior do que esperava.

Tendo em vista as divergências que já haviam sido apresentadas anteriormente
e a total falta de diálogo que precedeu o encontro, imaginava que nele pouco
se conseguiria avançar rumo a uma proposta conjunta de construção para a
OK-Br.

Mas a realidade foi pior. A "proposta" apresentada e imposta foi: o Conselho
Deliberativo + D.E. (o qual chamaram de Grupo de Trabalho para a construção do
guia de governança) decidem tudo, consultando, quando quiserem, o restante da
comunidade. As reuniões desse GT serão fechadas, e não aceitaram a proposta de
incluir mais pessoas nesse grupo ou alterar sua composição, mesmo quando
vários dos presentes alegaram não se sentir representados nesse GT.

Pediram confiança de que esse GT realmente levará em consideração as opiniões
do restante da comunidade. Mas como se pode acreditar nisso quando o Conselho
não responde aos questionamentos levantados nessa lista e o D.E. afirma com
todas a palavras, no próprio encontro, que participação é um privilégio?

Apesar dos diversos exemplos existentes hoje, Conselho + D.E parecem não
querer acreditar de que sim, é possível ter participação real e ser
profissional, é possível ser horizontal e ganhar financiamento, é possível
"amadurecer" rumo à abertura e não ao fechamento.

O que está sendo proposto não é "algo novo", muito pelo contrario, é um modelo
velho, inclusive contramão da tendência mundial e contraditório com aquilo que
a própria OK-Br defende publicamente.

[2015-07-29 01:58] Everton Zanella Alvarenga: