[okfn-br] Carta convite do Conselho Deliberativo para encontro 28/07 comunidade OKBR

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quarta Julho 29 14:12:56 UTC 2015

Olá todos,

minha avaliação do encontro foi positiva
visto que todos os presentes conseguiram conversar amigavelmente
sobre o tema "problemático" de governança da OKBr.

> A "proposta" apresentada e imposta foi:
> o Conselho Deliberativo + D.E.
> (o qual chamaram de Grupo de Trabalho para a construção do guia de governança)
> decidem tudo, consultando, quando quiserem,
> o restante da comunidade.

A meu ver, o Conselho Deliberativo + D.E. estão se propondo a fazer o trabalho deles,
i.e. estabelecer as regras de convivência para os associados.

> As reuniões desse GT serão fechadas,
> e não aceitaram a proposta de incluir mais pessoas nesse grupo
> ou alterar sua composição,
> mesmo quando vários dos presentes alegaram não se sentir representados nesse GT.

O motivo disso,
como foi explicado no encontro,
é um deadline mega apertado.

Conhecendo as pessoas que estão no GT,
acredito que elas considerarão todas as sugestões que forem feitas.

> Apesar dos diversos exemplos existentes hoje,
> Conselho + D.E parecem não querer acreditar de que sim,

O que o GT está tentando fazer é colocar ordem na casa.

Eu já tinha sugerido aqui na lista a palestra
"Open Source for Newcomers and the People Who Want to Welcome Them"
da Shauna Gordon-McKeon
disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8P1oxmkvLB4.

Uma das coisas que eu gostaria de ver no documento que o GT apresentar é
uma lista de expectativas que o GT possui dos associados/membros da comunidade
e outra lista de expectativas que os associados/membros da comunidade devem ter da OKBr.

> é possível ter participação real e ser profissional,
> é possível ser horizontal e ganhar financiamento,
> é possível "amadurecer" rumo à abertura e não ao fechamento.

Novamente, o ponto não é acreditar.
Mas ter regras claras.

Por exemplo,
como muitos devem saber a prefeitura de São Paulo está com um edital
relacionado com dados abertos aberto [1].
Esse edital é uma ótima oportunidade para vários associados.
Se a OKBr pudesse apoiar publicamente quantas aplicações quisesse,
quais seriam as regras para dizer se uma aplicação seria ou não apoiada?
Talvez ter a aplicação disponível publicamente [2]
correndo o risco de ser plagiado?

> O que está sendo proposto não é "algo novo",
> muito pelo contrario, é um modelo velho,
> inclusive contramão da tendência mundial
> e contraditório com aquilo que a própria OK-Br defende publicamente.

Mais uma vez reitero que a proposta é colocar ordem na casa.

Att,
Raniere

[1]: http://saopauloaberta.prefeitura.sp.gov.br/index.php/noticia/tudosobreoedital/
[2]: http://blog.rgaiacs.com/2015/07/22/governo_aberto.html