[okfn-br] Projeto na Área de Saúde - Apresentação

Aline Da Cruz Rodrigues Souza acrsouza em id.uff.br
Segunda Junho 1 15:34:28 UTC 2015

Olá, Luiz,

Vou dar uma olhadinha no livro que você indicou.Valeu pela dica!

Quanto aos dados do CNES, eu imaginei que a extração seria complicada por
causa desses detalhes que você citou.

Eu entrei em contato com o DataSUS e obtive a seguinte resposta:

"PARA ACESSO ÀS INFORMAÇÕES PÚBLICAS DO CNES, O USUÁRIO DEVERÁ ACESSAR O
SITE DO CNES, DISPONÍVEL
EM CNES.DATASUS.GOV.BR, UTILIZANDO O MENU "CONSULTAS" OU "RELATÓRIOS",
ESCOLHENDO O TIPO DE PESQUISA
QUE DESEJAR.
OUTRAS PESQUISAS MAIS ELABORADAS PODEM SER REALIZADAS NAS FERRAMENTAS
ESPECÍFICAS: TABNET,
DISPONÍVEL PARA ACESSO EM TABNET.DATASUS.GOV.BR OU PELO APLICATIVO TABWIN,
DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD
EM WWW.DATASUS.GOV.BR/TABWIN.
CASO AS INFORMAÇÕES NÃO ESTEJAM DISPONÍVEIS PUBLICAMENTE OU O TIPO DE
CRUZAMENTO DE DADOS SEJA
MUITO ESPECÍFICO, A SOLICITAÇÃO DEVERÁ SER FORMALIZADA VIA SISTEMA DE
INFORMAÇÕES AO CIDADÃO (SIC)
DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, CONFORME PRECONIZADO NA LEI DO ACESSO À INFORMAÇÃO:
- PELA INTERNET, PREENCHENDO O FORMULÁRIO EM
WWW.SAUDE.GOV.BR/ACESSOAINFORMACAO.
- POR TELEFONE, LIGANDO PARA O DISQUE SAÚDE 136, OPÇÃO 0.
- DE FORMA PRESENCIAL, COMPARECENDO AO TÉRREO DO PRÉDIO SEDE DO MINISTÉRIO
DA SAÚDE -
ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS, BLOCO G, BRASÍLIA/DF, CEP: 70058-900, DE SEGUNDA
A SEXTA-FEIRA,
DAS 8H ÀS 18H, SEM INTERRUPÇÃO PARA ALMOÇO.

PARA ACESSO A DADOS OU BASE/BANCO DE DADOS DO CNES PARA FINS DE UTILIZAÇÃO
EM OUTRO SISTEMA DE
INFORMAÇÃO, PROGRAMA DE COMPUTADOR OU APLICATIVO, O CNES POSSUI WEBSERVICES
PÚBLICOS, CUJA
SOLICITAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DEVERÁ SER FEITA PARA O E-MAIL
GOVERNANCA.SOA em SAUDE.GOV.BR.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO NOVAMENTE.

ESTAREMOS À DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS ESCLARECIMENTOS.
OBRIGADO, EQUIPE DE SUPORTE AOS SISTEMAS SUS."

Eu fiquei bastante esperançosa com esta possibilidade de acesso através de
webservices. Eu repassei esta resposta ao meus orientadores no mestrado e
vamos discutir isso amanhã em uma reunião.

Ainda estou aguardando também os resultados das últimas reuniões sobre o
convênio com a Prefeitura, além das dicas do Marcelo e da Hellen aqui da
lista.

Obrigada pela ajuda!

Abraços,

Aline