[okfn-br] Pitaco - Projeto de Mestrado

Danilo Oliveira daniloa.oliveira em gmail.com
Domingo Junho 14 14:38:53 UTC 2015

Bom Dia!

Pessoal, para quem não me conhece meu nome é Danilo sou engenheiro de
computação formado pela UFSCar e atualmente estou começando um mestrado na
USP.

Queria pedir um pitaco de vocês, estou escrevendo o  resumo da proposta do
meu projeto de pesquisa relacionado ao tema Dados Abertos!

Estou planejando destrinchar o atual cenário dos Dados Abertos no Brasil
detalhandos seus principais desafios  para um governo abertos e a partir
disto escrever uma metodologia suportada por um framework para abertura de
dados.

Este framework ajudaria aos governos brasileiros a liberarem os dados
baseados nos seguintes processos:

   - Abertura de Dados
   - O que são dados abertos? O que abrir? Como abrir? Exemplos de
      Benchmarking.
   - Manutenção destes dados
   - Como aumentar a qualidade dados abertos?
   - Análise dos Dados
      - Quais são os dados mais consumidos? Quais são outros dados que
      podem ser liberados e agragar um alto valor?
   - Mensuração dos ganhos
   - Qual foi o impacto social e financeiro da abertura destes dados?

Seria mais ou menos a mesma proposta de valor oferecida pela seguinte
empresa:
http://www.socrata.com/data-driven-government-framework/

O que acham? Obrigado!

Atenciosamente,