[okfn-br] RES: [ogp-br] Formulação da Estratégia de Governança Digital

Marcelo-Gmail marcelo.gmsoft em gmail.com
Sábado Junho 20 09:56:18 UTC 2015


Vlw Gisele, vou dar uma lida, pq de fato este evento me passou ao largo, mas, já contribuindo com a questão.

 

Não sei se este decreto é o do novo Programa Banda Larga Para Todos, mas, se for, que bom que vai pra consulta pública e se não for, acho que devemos pressionar mais o governo para coloca-lo em CP tb, simplesmente pq estes temas não andam em separado.

 

Se o governo quer falar em governança participativa dentro do modelo que se discute no IGF – Internet Governance Fórum, é preciso reabrir o Fórum Brasil Conectado o quanto antes como instância de participação direta da sociedade, pq de novo estamos percebendo que o governo está tocando as políticas públicas de banda larga sem abrir o devido espaço para um debate claro e transparente com a participação da sociedade no tema.

 

Fim do ano vamos ter a renovação dos contratos de concessão da telefonia fixa, que representam quase 100 bilhões em infra pública e esta mesma infra é usada pelas operadoras em serviços somente em regime privado, ou seja, usam infraestrutura em regime público para fins privados e sem contrapartida a altura, oque chamamos de subsidio cruzados.

 

Além do referido decreto do Banda Larga Para Todos, que vem substituir o atual decreto do PNBL, onde reside neste ainda em vigor o artigo 4º que é o coração da política pública nacional de banda larga e soubemos que o decreto já está na casa civil e até agora nada foi feito pra antes debater com a sociedade oque queremos desta política.

 

Talvez o Poppi consiga dar uma luz sobre a duvida de qual decreto irá pra CP.

 

Existem vários outros temas complementares sobre as TICs rolando e que precisa de mais controle social e participação, mas, podemos ir falando sobre os mesmos ao aprofundarmos este tema aqui no grupo, como por exemplo as iniciativas de cidades digitais, redes livres e o programa banda larga nas escolas que está sofrendo horrores tb.

 

PS.: Desde o PPA 2012-2015 que o governo havia prometido uma plataforma de acompanhamento georreferenciado do PPA/LDO/LOA até culminar no portal de transparência e estamos no debate vital tb da lei de proteção de dados pessoais que tb poderá criar o mecanismos de cidadania eletrônica. Vide como participar da 1ª fase da consulta pública que vai até 5 de julho. https://antivigilancia.org/guia-dados-pessoais/inicio

 

 

Sigamos.

 

 

Atenciosamente,
________________________________
Marcelo Saldanha
Instituto Bem Estar Brasil - OSCIP
CNPJ : 10.393.140/0001-20
Cel.: 22-98842.0482
Skype : marcelo_secante
MSN : marcelo_secante em hotmail.com
Twitter : IBEBrasil
________________________________
No campo das ideias, o limite é sonhar o impossível e no campo das realizações, basta perseverar.

 

 

 

De: ogp-br em googlegroups.com [mailto:ogp-br em googlegroups.com] Em nome de Gisele S. Craveiro
Enviada em: sexta-feira, 19 de junho de 2015 18:20
Para: Brazil interest group for Open Knowledge and especially Open Data; thackday; ogp-br
Assunto: [ogp-br] Formulação da Estratégia de Governança Digital

 

Car em s,

Tive a oportunidade de participar nessa semana em Brasilia de seminário

que busca discutir as diretrizes da governança digital. 

O governo quer definir uma nova estratégia para implantação de um sistema de governança digital, que amplie o uso das TICs nos órgãos federais entre 2015 e 2019. Promete ouvir a posição da sociedade civil, enviando sua proposta para consulta pública.

Seguem abaixo alguns links que desde já compartilho. É bom ficar atento porque o cronograma previsto é apertado (decreto até agosto, período de contribuições de 29/6 a 8/7)

Abraços,

Gisele

 

---------- Mensagem encaminhada ----------

 

  _____  

De: "Governo Eletronico" <govbr em planejamento.gov.br>
Enviadas: Sexta-feira, 19 de Junho de 2015 16:35:14
Assunto: Seminário EGD e Oficinas Técnicas - Agradecimento





O Seminário Estratégia de Governança Digital , realizado no dia 16 de junho nas dependências do Ministério do Planejamento, teve um grande número de inscritos e uma grande audiência na transmissão pela internet. Teve-se a participação e presença de importantes autoridades do Governo Federal, representantes da academia, das empresas públicas e privadas, das associações, da sociedade e dos órgãos do SISP; tanto como participante do evento quanto na condução e moderação dos painéis.

Além disso, foram realizadas 3 oficinas técnicas nas dependências da ENAP, nos dias 17, 18 e 19 de junho, com a presença de mais de 250 participantes, debatendo e propondo ideias sobre objetivos e iniciativas para a Estratégia de Governança Digital.


Os arquivos apresentados no evento podem ser acessados no Portal do Governo Eletrônico pelo link

 <http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/eventos/seminario-estrategia-de-governanca-digital-2015-para-muito-alem-das-tic/> http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/eventos/seminario-estrategia-de-governanca-digital-2015-para-muito-alem-das-tic/. 

Em breve, disponibilizaremos um novo link para o  <http://participa.br/> Participa.br, iniciando a oportunidade de novas contribuições para a composição da Estratégia.

A comissão organizadora, de forma muito especial, agradece aos convidados e palestrantes por nos brindar com seus conhecimentos e experiências, e a todos os participantes que fizeram do Seminário Estratégia de Governança Digital e suas oficinas técnicas um grande sucesso!

Atenciosamente,

 

Equipe SLTI

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

 

 

 

-- 
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Parceria para Governo Aberto" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ogp-br+unsubscribe em googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ogp-br em googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/ogp-br.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.okfn.org/pipermail/okfn-br/attachments/20150620/05e502ed/attachment-0004.html>


Mais detalhes sobre a lista de discussão okfn-br