[okfn-br] uma proposta para construcao

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Segunda Junho 1 11:44:36 UTC 2015

Gisele,

Acho boa a proposta do questionário, se for lançado rápido (ainda hoje)
seria oportuno para apoiar a reunião de terça a noite. Outros questionários
(simples) poderiam ser lançados depois, talvez *sirvam para indicar
alinhamentos* depois de longas discussões na lista -- e me parece mais
democrático do que pedir a alguém que revise e resuma tudo o que rolou na
lista, mas o trabalho não é menor... seria interessante desde já
destacar/avaliar a força-tarefa para isso.

Andres,

O que você cita como "brigas no movimento estudantil", deve ter sido uma
vivência recente, mas não deve ter sido diferente da década de 1990 quando
não existia Internet: são brigas arcaicas (!), que reproduzimos até hoje
porque mesmo dispondo de ferramentas não temos uma cultura para utiliza-las.

Veja-se, por exemplo, (sua sugestão) a resolução tecnológica das "brigas
por horário" na OKBr: http://doodle.com
Resolve!

Questionários online são uma ferramenta que podemos incluir na nossa
cultura, nunca é tarde (!).
Talvez precisemos primeiro entender o que são: questionário (a sugestão da
Gisele) não é "like Face" ou "enquete de opinião", e também não é voto.

Entendo que a proposta de
*  "construção de um questionário com algumas perguntas que levem ao
mapeamento de consensos e dissensos"*
iria de encontro com a noção de se *buscar consensos e consolidar por
escrito*, que é o que eu vinha defendendo nos e-mails.
Claro, não faz milagre, não podemos usar como voto, nem seria sensato
substituir uma votação de Reunião do Conselho Quinzenal. O resultado de um
*questionário* simples e objetivo seria bom subsidio para a reunião de
terça... Como é o "primeiro da vida", sugiro rapidez e simplicidade, só
para talvez abrir alguns tópicos da reunião, e criar uma aura mais positiva
em torno do uso de tecnologias a serviço da democracia.

PS: os *threads* na lista não podem ser quantificados, não dá para tirar
muita coisa da lista no sentido de posicionamento a cada tipo de questão.
Mas dá para inspirar, pela lista, quais seriam as questões-chave que
precisamos apenas confirmar se são mesmo, como parecem na lista, posições
da maioria.