[okfn-br] [OKF Brasil Associados] Organização da Assembleia Geral

Oda oda em member.fsf.org
Segunda Junho 1 21:58:55 UTC 2015

Olá pessoal!

Fico feliz que pelo menos este assunto trouxe um monte de gente do
mundo dos desaparecidos! Uhuu! Bem-vindos!

== Sobre Conselhos ==

Todo mundo sabe que penso e defendo que a OKBR deve ser guiada pela
sua comunidade, por um simples motivo: concordando ou não com
associados não membros de conselhos e pessoas sem vínculo formal com a
OKBR, acredito que a opinião delas tem exatamente o mesmo valor que a
minha. Só nesta discussão, estou me referindo a Andres, Carolina,
Luiz, Jorge, Peter, Heloisa, Raniere, Jonaya e Paula. Se nos
restringirmos ao Conselho Deliberativo, ficam ainda nesta situação
Yaso e eu.

Todo esse povo será ignorado? Se não for, pq simplesmente não dar a
eles o direito de falarem/votarem por si? Pq acreditar que estaríamos
bem representados por um grupo de 4 pessoas das quais apenas uma, a
Gisele, tem se esforçado para estar com a comunidade, pelo menos nos
últimos 3 meses? Será que tomar decisões baseadas em relatos é melhor
do que confiar e ajudar as pessoas a colocar questões pessoais de lado
e tentar encaminhar o assunto pensando no melhor para a OKBR?

Fico cá me perguntado: o que nós estamos fazendo? De onde saiu esta
falta de consideração com pessoas que tem se dedicado a fazer o
trabalho dos conselheiros, estes muito ocupados para participar de
reuniões ou, ao menos, ler e comentar as atas de encontros? Tentamos,
inclusive, marcar reuniões de segundas e terças de maneira
intercalada. Sem sucesso. Sem participação. Sem comentários no pad.
Sem email. Sem sugestão de outra data. Sem desculpa.

== Sobre assembléia ==

É indiscutível a importância de uma Assembléia Ordinária anual. É
inclusive estatutária, para nossos burocas de plantão. Estamos
fundados há praticamente 21 meses e ainda não tivemos ao menos uma
Assembléia Ordinária. Isso parece a contento para alguém aqui?

Se antes de soltar os dedos no teclado a gente lesse com atenção o que
o Abdo enviou (email e pad), estaríamos conversando sobre a
organização da assembléia ordinária e a sobre uma possível necessidade
da assembléia extraordinária. Mas degringolamos para "quem é que manda
nesse negócio" e se devemos ou não aplicar nossos princípios de
transparência e abertura à participação a nós mesmos.

Infelizmente para aqueles que tentam barrar a assembléia na
carteirada, 1/5 dos associados (3.4 na minha conta) podem convocá-la.
Abdo e eu já somos 2. Jorge me parece alinhar com a idéia, mas se
necessitar de mais e não surgir dos associados atuais, posso ver com o
Abdo da gente propor que Jonaya e Paula sejam aceitas como associadas:
elas são pessoas ativas, coordenadoras de projetos, estiveram na
imersão... Alguém aí vai negar a associação delas? Daí logo em seguida
retomamos o papo da assembléia, pode ser?

Este parágrafo acima é, além de uma provocação barata, um alerta de
que a comunidade deve ser levada a sério e que malabarismos
burocráticos todo mundo sabe fazer, ainda mais quando se encontra
apoio em uma fração considerável das pessoas. Por isso devemos
respeitar o tal Conselho Ampliado, pq é ele que vai valer no fim das
contas. É isso ou a OKBR acabar sem uma comunidade e,
consequentemente, com um punhado de projetos mercenários.

== Sobre as finanças ==

Nossas finanças estão uma zona. Falo isso depois de passar semanas
vendo as planilhas, cobrando o DE, falando com a Salma.

Aparentemente semana passada o DE conseguiu fechar o histórico, agora
falta a gente analisar e ver se aquilo faz algum sentido para além do
contábil. Mas isso não é suficiente: nós não temos um planejamento,
não sabemos nem quanto precisamos para o próximo mês.

Não sem algum esforço, descobri o quanto gastamos com pessoal e a má
notícia é que não temos verba para salários até o fim do ano.

Já tendo consciência disso desde o ano passado, nosso DE estava se
dedicando meio período somente à OKBR e meio período ao Gastos
Abertos, recebendo cerca de 2 ou 2.5 mil reais de cada. Por má
condução dos Gastos Abertos, ele saiu desta posição de coordenador.
Por algum motivo ele achou que isso automaticamente devolvia a ele as
40 horas e o salário na OKBR, mesmo estando esta sem dinheiro.

Aqui cabe um adendo curioso. Em 28/fev e 01/mar nós fizemos uma
imersão para discutir governança. Se uma coisa saiu clara desse
processo é que a OKBR precisava de mais do que o DE estava fazendo. Ao
mesmo tempo, ele dizia para todo mundo que queria se dedicar menos à
OKBR por motivos pessoais.

Depois de alguma discussão, acordou-se que iríamos reduzir o tempo do
Tom para 8 horas semanais e seu valor hora aumentaria de 25 para 60
reais. Jonaya, Abdo e eu iríamos dividir o trabalho com o DE, sendo
remunerados com o mesmo valor hora, porém com um volume de horas
menor, pois iríamos nos esforçar para ter maior eficiência e completar
o trabalho com dedicação voluntária. Isso faria a gestão como um todo
melhorar e faria com que o custo pudesse ser ajustado à verba, sobre a
qual tínhamos apenas uma vaga idéia naquele momento.

Então não estamos falando de uma redução surpresa do salário do DE
pela metade. Estamos falando apenas em:

1. manter uma decisão dele mesmo de reduzir o salário pela metade para
se dedicar a outro projeto, do qual saiu por má condução
2. aumentar o valor hora de 25 para 60 e reduzir o numero de horas de
20 para 8 horas, mantendo o valor total e desonerando o DE

Note que estas 8 horas não saíram do nada. Levantamos grosseiramente
as atividades junto com ele e consideramos que agora temos uma pessoa,
a Salma, para praticamente todas as questões financeiras, que eram as
mais demandantes de tempo.

== Sobre o desempenho do DE ==

Job description e outros anglicismos a parte, o que precisamos é de um
DE que respeite alguma coisa, seja o estatuto, seja a comunidade. Para
quem gosta de se basear no estatuto, de uma olhada na Seção III, o que
daquilo foi cumprido? E as articulações que o Tom tanto gosta de dizer
que é sua responsabilidade? Estão descritas ali? Para quem não é tão
fã de estatutos, o que me dizem da conduta com relação à tomada de
decisões à revelia da comunidade/conselho ampliado?

Estas são questões objetivas. Sobre questões subjetivas, listo algumas
do meu ponto de vista: a baixa eficiência, o apreço exagerado por
conversas de bastidor, o não comparecimento a reuniões, o desrespeito
a acordos, o não cumprimento de tarefas, o fomento a intrigas, a falta
de transparência, o mau investimento de horas pagas pela OKBR, o
assédio moral a colaboradores e o desequilíbrio emocional. Posso
explicar cada uma dessa coisas mais a fundo, se alguém desejar.

Como membro da comunidade que participa ativamente e acompanha e
colabora com o DE há meses, acredito que a evolução não está a
contento. Não que isso importe, mas tb posso falar isso como sócio
fundador e membro do conselho fiscal.

== O que temos atualmente ==

Não tivemos nenhuma prestação de contas. Não temos nenhum
planejamento. Nossos projetos que caminharam ou caminham com saúde são
aqueles que independem da OKBR, a menos de transações bancárias. O GA,
nosso maior projeto e que envolve mais a OKBR quase implodiu por
descuido do gestor anterior, coincidentemente, nosso DE.

== Conciliando ==

Pode não parecer, mas quem está participando do Conselho Ampliado é
tão competente e ponderado quanto os demais. Então não subestimem as
colocações feitas e as boas intenções de todos, não tentem abordagens
desagregadoras ou imposturas intelectuais. Isso aqui não é retórica,
estamos tentando dar um bom rumo à OKBR, e, não, ganhar uma discussão.

Por fim, como me parece que, como comunidade, não conseguimos
amadurecer uma base comum para discussões, sugiro acompanhar e
colaborar com o Abdo em:
http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Processos

Abs!
--
Oda
If you don't have time to do it right, where

> Olá,
>
> sou a favor da assembléia geral proposta, como ferramenta legal de
> deliberação.
>
> att,
>
> Jonaya
>
> labexperimental