[okfn-br] [OKF Brasil Associados] Organização da Assembleia Geral

Heloisa Pait heloisa em okfn.org.br
Segunda Junho 1 23:58:48 UTC 2015

Olá,

No que me diz respeito, minha ausência das reuniões adveio diretamente da
falta de respeito com que se desenvolveram as atividades do fim-de-semana
no começo do ano. Eu realmente vi que o custo pessoal para participar era
muito alto e que minha contribuição se perderia no mar de agressões. Além
disso, não entendi o objetivo das atividades nem como as propostas
veiculadas de multiplicidade de conselhos poderiam ajudar a gestão da ONG,
o que de fato me afastou do debate subsequente.

Acho que o fundamental é resgatar regras mínimas de convivência e respeito,
sem as quais a participação se esvazia, o que inclui, na minha opinião,
respeito nas interações pessoais e nos emails, incluindo mesmo o cuidado
com a linguagem e a gramática, pois sabemos todos que textos mal escritos
refletem descaso com o leitor e prejudicam o entendimento.

A partir do email do Oda, minha sugestão é que ele liste, digamos, 7
problemas fundamentais da gestão atual da OKBr, do modo mais objetivo
possível. (Penso que é só reorganizar o que ele já fez no último email.) E
que num prazo de 2 semanas o Everton responda a esses questionamentos: qual
a situação atual, por que isso está acontecendo, o que está sendo feito
para address o problema.

Não vejo nada errado em levantar problemas de gestão, e acho que o Everton
pode e deve responder a questões levantadas pelos conselheiros. Sempre com
objetividade e respeito. Acho que essas perguntas e respostas ajudariam a
todos a entender melhor o que está acontecendo. Teríamos questões concretas
para nos debruçarmos. Antes disso feito, eu não sei exatamente o que eu
teria a falar numa reunião quinzenal. E, sem o que falar, as discussões
tendem a se perder em coisas pessoais ou filigranas. Então, no que me diz
respeito, aguardo.

Quanto ao dilema comunidade/instituição, me parece um falso dilema. Há um
estatuto e uma certa instituição, com seus vínculos. Não se pode jogar isso
fora, assim como não se pode ignorar a comunidade. Esses falsos dilemas
aparecem quando não enfrentamos as reais questões, que tem a ver,
fundamentalmente, com nossa capacidade de 1. tocar os projetos que já temos
e 2. garantir que possamos continuar nosso trabalho em prol do conhecimento
livre. Isso é o que importa.

Heloisa