[okfn-br] Respeito e tolerância

Quinta Junho 11 06:43:42 UTC 2015

Oi Heloisa,

Em 3 de junho de 2015 09:58, Heloisa Pait <heloisa em okfn.org.br> escreveu:

> Everton,
>
> Eu acredito que com base em fatos, a discussão fica mais focada, o que
> minimiza a chance de agressões desnecessárias. O Oda enviou um email que
> pode ter sido duro, mas trouxe várias questões objetivas que você pode
> responder, aclarando a discussão, como eu sugeri em outro email.

Não houve e-mail duro algum, Heloisa. São questionamentos válidos, apesar
de feitos no calor das várias discussões que estão ocorrendo fora da lista
de e-mails, além dela ocorrer após uma reunião conflituosa, por isso as
imprecisões no meio. ;) Obrigado por levantar as questões de forma mais
objetiva.

> Pelo que compreendi, as principais questões são as seguintes. Estou apenas
> traduzindo o email do Oda em tópicos, que eu sugiro que você simplesmente
> responda, de modo o mais completo possível. Acho que todos nós merecemos o
> seu diagnóstico da situação, independente de posições individuais.
>
> 1. em que pé estão os projetos da OKBr?

Todos que estou acompanhando mais de perto (alguns projetos ocorrem sem eu
pouco saber o que se passa, mas isso estará no relatório também e servirá
para pensarmos como melhorar), entre os que estão em andamento, estão
caminhando bem para o que foi acordado com os principais financiadores (meu
maior receio, nesse momento, é o projeto que "quase implodiu", mas falarei
sobre isso em breve). Essas informações estarão no relatório de atividades
de 2014. Como alguns projetos começaram no final de 2014 (como o Gastos
Abertos, que envolveu 4 meses de negociação com o Google e o banco Itaú,
por isso a alteração no cronograma, compreendida pelo financiador), estes
tiveram uma maior atividade apenas no começo de 2015, então talvez valha a
pena eu incluir esses no relatório de atividades de 2014.

> 2. qual a situação financeira da OKBr?

Temos para o núcleo da organização, nesse momento, ~R$ 50.000. Todos
projetos, exceto os que não tem um bom sistema de accountability (ou sem
zeladores? ;), estão indo bem. Está tudo nos links das planilhas bem
elaboradas pelo financeiro que passei num e-mail anterior.

Não estamos quebrados e em breve o dinheiro que veio dos
overheads/prestação de serviços será distribuído para a galera. :) (Eu acho)

> 3. quais as suas atividades nos últimos 6 meses?

Em breve respondo isso.

> 4. qual o planejamento para que mantenhamos o que reza o estatuto, em
> termos de reuniões e consultas formais?

Em breve faremos uma assembleia, pelo que consta os e-mails da lista. Pelo
jeito o Itaquerão vai participar. ;)

> 5. como está o seu relacionamento com os colaboradores da OKBr?

Com alguns não trabalhareis mais. Mais sobre isso também em breve.

6. qual o grau de transparência das decisões da OKBr?

Alta. E vai elevar, em alguns aspectos. Alguns processos
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-Processos-da-Open-Knowledge-Brasil-td4406.html>
não estão bem definidos ou claro, o que pode passar uma imagem de falta de
transparência em momentos em que a coisa precisa andar, por isso iniciei
uma página sobre isso no wiki e ela já começou a ser editada.

Até mais,