[okfn-br] Pitaco - Projeto de Mestrado

Andres MRM andres em inventati.org
Domingo Junho 14 17:50:29 UTC 2015

Oi, Danilo! Concordo com o Thiago, o que você está propondo dá um doutorado ou
até mais. Sei disso porque meu mestrado foi parar perto do que você está
propondo e tivemos que reformulá-lo para conseguir algo factível.

A questão de avaliação do impacto de dados abertos, como o Thiago colocou
também, é uma área bem desafiadora e mesmo redes globais de pesquisa, como
essa que você achou (Open Data Research network, da qual o Colab participa),
têm dificuldades em fazer essas avaliações com clareza, pois é um tema muito
complexo.

Sobre suas últimas perguntas, também dão uma longa conversa... que podemos
marcar qualquer dia desses. =)

Há muitos interesses envolvendo dados abertos (políticos, sociais, econômicos,
etc), não havendo única resposta sobre quais dados abrir, como, onde, porque,
etc. Somado a tudo isso ainda há uma desinformação enorme sobre o tema, já que
é muito recente e bastante complexo para quem não é de tecnologia. E há ainda
obstáculos técnicos (digitalizar bases que estão em papel, estruturar dados
etc) e culturais (convencer alguém que sempre assinou um documento em papel a
assiná-lo digitalmente).

Não me lembro agora se essa é a melhor referência sobre o tema, mas lembro que
aborda diversos aspectos envolvidos:
http://assets.finnishinstitute.studiocoucou.com/media/W1siZiIsIjIwMTMvMDEvMzEvMTNfMDNfMTNfNjM1X2JlaW5nXzIwb3Blbl8yMGFib3V0XzIwZGF0YS5wZGYiXV0/being%2520open%2520about%2520data.pdf?sha=9b1040ca

Você pretende fazer algo mais teórico ou tentar aplicar na prática, fechando
parceria com uma prefeitura por exemplo?

Abraços!

Quoting Danilo Oliveira (2015-06-14 12:15:09)