[okfn-br] Pitaco - Projeto de Mestrado

Heloisa Pait heloisa em okfn.org.br
Segunda Junho 15 01:24:58 UTC 2015

Olá Danilo!

Acho essa pergunta muito importante, "A minha grande dúvida é, qual é a
grande dor dos governos na abertura dos dados? Será que de fato é o
processo de abertura? Será que os governos ficam perdidos na implementação
de uma política de dados abertos?"

Entretanto, acho que é melhor colocá-la entre parênteses, como pano de
fundo, pois não é sua área. Esse objetivo também é muito interessante, mas
não é de seu área, "medir os impactos sociais e econômicos da política de
Dados Abertos", seria melhor deixar para qdo tiver um projeto maior, com
colaboração de economistas, sociólogos.

Achei essa idéia mais específica, "criar uma metodologia de abertura de
dados" muito legal! Talvez em pareceria com algum órgão, talvez não (usando
lei de acesso e mandando ver, mostrando o que é possível fazer de modo
independente).

Estive na reunião do governo do Estado de SP, que está com alguns projetos
piloto,
http://br.okfn.org/2015/04/08/dados-abertos-estado-cidadao-ou-beltrao-2-0,
não sei se te interessa. Assim de pronto eu acharia mais legal fazer "na
raça", com base em dados já públicos ou disponibilizados pela Lei de Acesso.

Abraço,
Heloisa