[okfn-br] Posicionamento do Conselho Deliberativo da Open Knowledge Brasil

Heloisa Pait heloisa em okfn.org.br
Segunda Junho 22 15:42:51 UTC 2015

Olá,

Li em diagonal as mensagens postadas nesse thread. Do que foi dito, eu
concordo com a crítica do Andres quanto às reuniões e discussões paralelas.
Eu estou também achando confusos e cambiantes todos esses fóruns distintos.
Tem muita coisa que eu não tenho a menor idéia de em que pé está. Não é
algo novo, isso. É algo já identificado há muito. Onde estão as informações
e discussões todas? Não sabemos.

Falei na lista e em um desses fóruns paralelos: eu preciso de informações
completas para ir em alguma reunião, então ainda estou aguardando o que o
Tom tem para compartilhar, de modo formal. Sem informações, ir em reunião
só será desgastante.

Também queria dizer que entendo a frustração do Andres; minha posição
sempre foi: vamos nos pautar pelas regras que temos e partir daí. Quanto
mais cedo essa posição tivesse sido tomada, menos desgaste teríamos. Numa
das discussões paralelas, eu cheguei até a ser ríspida: disse que líderes
de verdade não ficam olhando caladas as pessoas entrando no atoleiro. Acho
então que vale um pedido de desculpas por esse comunicado tardio. Por que
essa decisão demorou tanto, eu vou ser muito sincera com vocês: por favor,
nem me contem que eu não quero saber.

Também me perguntaram em outro fórum sobre o trabalho do começo do ano. Eu
achei muito ruim no momento e com resultados piores ainda. Disse antes do
encontro e reafirmei recentemente que precisamos de coisas práticas para
manter uma prática de transparência, de efetividade de decisões, e de
respeito ao estatuto e outras regras de atuação, o que aquele trabalho não
forneceu. Há muitas pessoas, entre nós mesmos, que podem fazer um trabalho
muito bom de orientação, pessoas ponderadas e conhecedoras de organizações.

Todas as minhas posições relevantes estão na lista pública ou nessa
mensagem. Posso não ter agradado ninguém, mas a transparência tem seus
riscos mesmo.

Heloisa