[okfn-br] [sugestão de pauta] descrição dos cargos de coordenador e zelador de projetos

Natalia Mazotte ncortezrj em gmail.com
Terça Junho 23 17:57:42 UTC 2015

Pessoal,

Eu gostaria de entender a real necessidade dessas reuniões toda semana
(mesmo tendo supostos objetivos distintos). Pra quem trabalha com hora
dedicada a projetos diferentes (como é o meu caso, alguns voluntários e
outros pagos), ter que parar toda semana pra participar de reuniões em que
não se tem nada claramente definido a avançar ou cuja legitimidade e
participação dos demais não está clara é uma perda de tempo. Se eu dedico
10h por semana à Escola de Dados, não gostaria de gastar quase 2h (ou 20%
do meu tempo) em uma reunião sem objetivo, prefiro investir essas duas
horas definindo projetos estratégicos, buscando financiamento, divulgando
as iniciativas em andamento, tocando coisas importantes para que o projeto
siga existindo nos próximos meses.

Se a ideia é compartilhar novidades dos projetos e prestação de contas,
qual é a utilidade de ser quinzenal (será que as contas mudam
quinzenalmente?)? e aliás, isso não poderia ser feito aqui pela lista ou na
página dos projetos pra qualquer interessado consultar? Não fica mais
legítimo do que essas reuniões onde poucas pessoas participam (e nunca fica
claro de antemão quem vai participar, pra agregar o quê)?

Enfim, levantando um questionamento que eu acho que é relevante. Como eu
disse, eu prefiro fazer outras coisas com o limitado tempo que posso
investir na Escola de Dados atualmente, e compartilhar nos canais
existentes do projeto as novas iniciativas, as possibilidades, a prestação
de contas e tal. E eu prefiro tb muito mais me informar sobre os outros
projetos dessa forma. Cada projeto tem um andamento distinto, tem coisas
relevantes pra dividir em momentos distintos, não vejo em nenhum outro
lugar essa burocratização toda pra ter mais transparência e participação.
Claro, tá todo mundo livre pra se reunir quando quiser, contanto que esse
não seja o critério pra definir quem está participando de forma ativa ou
não.

Abraços
OKBr's,

Hoje vai ter, a rigor (todas as "legalidades" conspirando a favor), a
primeira
*  "Reunião de acompanhamento de projetos" *

acho que seria oportuno, antes de assumir a rotina saudável e já prevista,
para os projetos prestarem contas quinzenais,
discutir e consolidar, na reunião, duas coisas:

1) *descrição dos cargos de "Coordenador de projeto" e "Zelador de projeto"*:
na reunião seria verificado o consenso para se aceitarem ou não as
descrições (para posterior encaminhamento em Regimento Interno) dos cargos,
e/ou realizar correções ou discussões buscando consensos.  (ver links)

2) *descrição dos objetivos da reunião* (só prestar contas? como isso será
feito? e a obrigação de descrever o projeto na Wiki?) e pauta mínima dessas
reuniões quinzenais.

Acredito que esses dois itens sozinhos já consumiriam mais de 1h (!),
portanto gostaria de sugerir também que se revise a pauta... Buscando desde
já aqui na lista um consenso sobre a pauta de hoje.

*LINKS WIKI:*

* http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Projetos

*
http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Governan%C3%A7a/Cargos#Cargos_nos_projetos