[okfn-br] [sugestão de pauta] descrição dos cargos de coordenador e zelador de projetos

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Terça Junho 23 18:45:11 UTC 2015

Oi Natália, obrigado pelas colocações, estou achando ótimas e darão um
toque de pé-no-chão para todos!

Acho que você queria ter postado nessa outra discussção aqui
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-Reuniao-OKBR-em-23-06-2015-tc4658.html>
("Reuniao-OKBR-em-23-06-2015"),
mas não tem problema, tem certo parentesco com a questão dos cargos
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Governan%C3%A7a/Cargos> que
coloquei... Vou responder *inline*, e, desculpe, acrescentando meus
manifestos, que imagino que se somem aos seus.

Em 23 de junho de 2015 14:57, Natalia Mazotte <ncortezrj em gmail.com>
escreveu:

> [...]
> dedicada a projetos diferentes (como é o meu caso, alguns voluntários e
> outros pagos), ter que parar toda semana pra participar de reuniões em que
> não se tem nada claramente definido a avançar ou cuja legitimidade e
> participação dos demais não está clara é uma perda de tempo. Se eu dedico
> 10h por semana à Escola de Dados, não gostaria de gastar quase 2h (ou 20%
> do meu tempo) em uma reunião sem objetivo, prefiro investir essas duas
> horas definindo projetos estratégicos, buscando financiamento, divulgando
> as iniciativas em andamento, tocando coisas importantes para que o projeto

Sinceramente, na minha visão, não tem necessidade real: ou os projetos são
de fato acompanhados e auditados, ou não são. Na Wiki temos
http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Projetos
se os coordenadores e zeladores não se dão sequer ao trabalho de preencher
os dados mínimos dos projetos, não tem porque fazer uma reunião... O
mecanismo precisa ser outro. A proposta da reunião precisa ser melhor
desenhada.

O que você diz também vale: obrigar todos a ficarem 1h ou 2h "pendurados"
num bate-papo (ao-vivo ou não) não faz sentido. "Pendurados" ouvindo
questões altamente específicas de outros projetos, pode ser interessantes,
mas não pode ser obrigação.
Se a cada 15 dias vamos "conferir o estado das coisas", bastam os auditores
e suas testemunhas, não precisa mobilizar horas de gente dos projetos para
isso.
Se a cada 15 dias é uma "oportunidade para os coordenadores darem desculpas
ou anunciarem grandes feitos": que seja fixado em pauta, com hora para
inicio e fim (!),  e apenas os projetos interessados que o façam.

Acho que sua colocação pode ser resumida como "respeitem as horas de quem
de fato está fazendo algo".

A Escola de Dados e diversos outros prestam contas em dia, não precisam
"mofar por 2hs" das reuniões quinzenais...
Eu complementaria: se o problema são os coordenadores que não prestam
contas, eles precisam ser substituídos por gente mais interessada, ou seus
projetos cancelados até que se manifestem (não num faz-de-conta quinzenal
mas sempre que forem requisitados para tomar decisões sobre o projeto).

> Se a ideia é compartilhar novidades dos projetos e prestação de contas,
> qual é a utilidade de ser quinzenal (será que as contas mudam
> quinzenalmente?)? e aliás, isso não poderia ser feito aqui pela lista ou na
> página dos projetos pra qualquer interessado consultar? Não fica mais
> legítimo do que essas reuniões onde poucas pessoas participam (e nunca fica
> claro de antemão quem vai participar, pra agregar o quê)?

Reuniões racionais tem sua pauta fechada bem antes do dia da reunião, tem
objetivos e seus participantes possuem descrição dos cargos que ocupam, ou
seja, todos sabem o que estão fazendo na reunião... A coisa toda começa em
descrever os cargos,
http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Governan%C3%A7a/Cargos

> Enfim, levantando um questionamento que eu acho que é relevante.

muito!

> Como eu disse, eu prefiro fazer outras coisas com o limitado tempo que
> posso investir na Escola de Dados atualmente, e compartilhar nos canais
> existentes do projeto as novas iniciativas, as possibilidades, a prestação
> de contas e tal. E eu prefiro tb muito mais me informar sobre os outros
> projetos dessa forma. Cada projeto tem um andamento distinto, tem coisas
> relevantes pra dividir em momentos distintos, não vejo em nenhum outro
> lugar essa burocratização toda pra ter mais transparência e participação.

A "burocracia" não está em botar os pingos nos ís, descrevendo cargos ou os
objetivos da reunião,
a burocracia está em querer criar algo como uma reuniões sem legitimidade,
sem pauta , com a participação de cargos sem obrigações.

PS: participar significa decidir junto, numa Democracia só é legitima a
decisão coletiva se for legítimo o voto
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-VOTO-E-CONSENSO-NA-OKBR-tc4605.html>.
Se os presentes a uma auditoria nem sequer podem se portar como auditores,
votando um parecer... Estão também perdendo tempo.

> Claro, tá todo mundo livre pra se reunir quando quiser, contanto que esse
> não seja o critério pra definir quem está participando de forma ativa ou
> não.

Exato!