[okfn-br] Lista fechada

Andres MRM andres em inventati.org
Sexta Março 20 16:41:08 UTC 2015

Olá! No "mega encontro de final de semana" critiquei e existência da "lista
fechada" na OK-BR e a discussão acabou tomando um rumo meio debochado, então
preferi não insistir no ponto.
Saindo de lá fiquei pensando no que disseram e reformulei um pouco melhor
minha crítica.

Acredito que não seja um problema que as pessoas discutam questões em privado,
isso está relacionado inclusive com a privacidade de cada uma.
Obrigar que qualquer discussão relacionada à OK-BR seja feita única e
exclusivamente por essa lista aberta realmente parece absurdo.

O problema que vejo é quando uma prestação de contas, um relatório ou qualquer
tipo de documento relevante sobre a OK-BR circula apenas dentro da lista
fechada. Ou então quando decisões são tomadas na fechada e depois apenas
"repassadas" para a aberta, mais como uma formalização.

Calma, não estou dizendo que isso está acontecendo, mesmo porque não estou na
lista fechada para saber (=P). Só estou dizendo que essas seriam situações, no
meu ponto de vista, contraditórias com a afirmação de que tod em s que estão na
lista aberta fazem parte da OK-BR (se é que se pretende sustentar isso).

A existência de uma lista "oficial" fechada é um indício de que algum tipo de
discussão ocorre sistematicamente por ela, se não as pessoas mandariam e-mails
diretamente umas para as outras. Se mesmo assim não se cai na armadilha (as
vezes até por distração) de discutir questões importantes apenas na fechada,
então que seja.

Pessoalmente prefiro ficar apenas na aberta, assim fica mais fácil descobrir
as "falhas", quando chego em uma reunião presencial e todo mundo está
comentando um e-mail que eu não recebi. =P

Abraços!