[okfn-br] Fwd: [Wikimedia-l] The Hague Declaration on Knowledge Discovery in the Digital Age

Edgar Zanella Alvarenga e em vaz.io
Sábado Maio 9 19:50:32 UTC 2015

Desculpe, não esclareceu muito. Acho que ficar com medo de algo tão
amplo
e definido de forma tão genérica como Data Mining não me parece muito
produtivo.
É o mesmo que ficar com medo da Internet, ou computadores, ou tecnologia
por causa de problemas que são decorrentes da existência deles.

Chegou a ler os estudos de caso?

http://thehaguedeclaration.com/cases/

Algum deles se enquadra no que te dá medo?

> assume que ainda não se tem clareza sobre o que é isso

Isso não é um problema, é um ponto bom. Melhor isso do que tentarem
definir
algo genérico que se aplique a todas situações possíveis futuras. Pelo
menos deixa espaço para se pensar em cada situação particular com maior
profundidade.

E.