[okfn-br] CONTRIBUTING (era Re: oportunidades de participação e acolhimento ao colaborador)

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quarta Maio 13 16:31:06 UTC 2015

Se você utiliza o GitHub para um projeto,
que atualmente é o caso da OKBr [1],
você deve estar preparado para pessoas criarem issues
para assuntos técnicos e não técnicos.
Se os líderes do projeto desejarem utilizar
outro meio de comunicação que não issues no GitHub
isso deve ser feito de forma clara:

1.  Desabilitando o uso de issues,
    ver https://help.github.com/articles/disabling-issues/.

2.  Utilizando o arquivo CONTRIBUTING,
    ver https://github.com/blog/1184-contributing-guidelines.

3.  Utilizando o arquivo README.

Vou analisar dois projetos da OKBr como exemplo.

No Gastos Abertos [2],
só existe o README sem nenhuma indicação
de como os mantenedores querem ser contactados.
Nesse caso eu abria um issue para um problema de qualquer natureza.

No EuVoto [3],
o README não foi alterado para refletir o projeto,
i.e. todas as informações ainda refletem o DemocracyOS.
Nesse caso eu iria contactar os mantenedores do DemocracyOS
e eles, provavelmente, ficariam aborrecidos comigo.

Eu entendo que muita gente aqui não goste de regras
e seja contrário a empurrar um modelo goela abaixo para todo projeto.
Acontece que algumas escolhas devem ser expostas de forma fácil.
Para alguém que ouvi falar da OKBr pela primeira vez e chegou em
http://br.okfn.org/participe/ não está claro onde ela pode ter uma ideia do que
acontece nas reuniões de comunidade.
Eu não me importo se relatos das reuniões vão estar no blog, wiki, GitLab/GitHub, ...
só me importo que essa informação seja fácil de encontrar para quem está chegando.

E eu sei que essa é a parte mais difícil de um projeto.
Para quem já está envolvido com o projeto essas escolhas parecem natural
mas para um novato elas não são.
Se você quiser aumentar seu número de contribuidores
você precisa cuidar na veiculação dessas informações.

Att,
Raniere

[1]: https://github.com/okfn-brasil/
[2]: https://github.com/okfn-brasil/gastos_abertos