[okfn-br] [thackday] Re: Base Lattes - será que agora vai?

Diego Rabatone diraol em diraol.eng.br
Terça Maio 19 13:28:28 UTC 2015

Me parece muito pior do que isso Celso.

A UFSC (Univ. Federal de Santa Catarina) tinha um grupo de pesquisa, criado
em 1995, chamado "Grupo Stela" (
http://web.archive.org/web/20081224160451/http://www.stela.ufsc.br/legado/).
Esse grupo foi encerrado em 2005, pois seus integrantes decidiram formar o
"Instituto Stela".

Só que vale perceber que o Lattes foi criado em 2004, teoricamente pelo tal
Instituto.

O que me *parece*:
O CNPQ fechou algum tipo de contrato com a UFSC (Universidade FEDERAL,
Pública) para construção da Plataforma Lattes. Dentro da UFSC quem ficou
responsável por isso foi o tal "Grupo Stela".
O pessoal desenvolveu a plataforma, deixando várias "brechas para novos
negócios", e depois decidiu iniciar um "Instituto" inclusive se chamando de
"start-up universitário" (
http://web.archive.org/web/20130707015252/http://www.stela.ufsc.br/) e
desenvolveu um produto realmente melhor mas próprio/proprietário.
E parece, inclusive, que eles tem acesso privilegiado aos dados da
Plataforma Lattes.
Eu não sei se seria muito ousado chamar isso de apropriação indevida....
Isso sem falar que me parece ter cruzado um limite ético entre o que é
público e o que é privado...

Enfim.... infelizmente é uma prática muito comum no nosso meio
universitário... se aproveitar da infra e investimento para benefício
próprio, sem se preocupar com o prejuízo à sociedade (que investiu naquilo,
duplamente neste caso).

Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol