[okfn-br] Problemas para conseguir a base dos CEPs através dos CORREIOS

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Terça Maio 26 13:56:59 UTC 2015

Thiago,

Sim, posso tentar mesmo ainda não tendo lançado o projeto num git ou na
Wiki...
Que tal batizarmos esse projeto de *CEP-espacializado*?  Ou seria melhor
"Mapa do CEP"?

Seu *objetivo* seria dado já pelo nome: determinar as entidades espaciais
(pontos, linhas ou polígonos) associadas a cada CEP.

Até hoje ainda há muita dúvida em torno da "coisa" que o CEP estaria
designando, até para sermos capazes de auditorar se a ECT (os Correios) não
está criando CEPs duplicados,
  http://pt.stackoverflow.com/a/65617/4186

A espacialização do CEP tem diversas aplicações tecnológicas, mas todas de
nicho altamente específico.
Tecnicamente o Mapa-do-CEP é um conjunto de polígonos (áreas como mostradas
na Wikipedia
<https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Endere%C3%A7amento_Postal#/media/File:QuadraFaces-CEP.png>)
que representam os CEPs de uma sub-região...
Podemos afirmar que o objetivo do Mapa-do-CEP é fazer *reverse-geocoding* do
CEP,
  https://en.wikipedia.org/wiki/Reverse_geocoding
que a grosso modo é o processo de responder qual o CEP de um ponto
geográfico da cidade.
Em geral as bases de dados de endereços (que adotam padrões como vCard, em
sistemas tipo CRM, ERP, etc. ou projetos como o *Cuidando* aqui da OKBr),
geocodificados ou não, fazem uso do CEP como elemento de validação, além de
ser um dos principais recursos de auto-preenchimento em formulários, online
e offline.

  Peter