[okfn-br] Projeto na Área de Saúde - Apresentação

Raniere Silva raniere em riseup.net
Quarta Maio 27 20:33:31 UTC 2015

> Quanto à sugestão do Raniere, de tentar conseguir os dados com os planos de
> saúde, neste caso eles teriam que me disponibilizar uma API para extrair
> estes dados, certo ou errado?

Idealmente eles lhe disponibilizariam uma API.
Como implementar uma API é caro e provavelmente não é muito atrativo para eles,
o mais fácil seria conseguir uma cópia de parte do banco de dados deles.

Para conseguir essa informação você precisa encontrar a pessoa certa
e fazer política com ela. Não é algo que vai conseguir da noite para o dia.

> Sendo assim, o ideal é que eu encontrasse dados já disponíveis na web. O
> Peter me falou sobre a possibilidade de extrair os dados do DataSUS, mas lá
> eu não encontrei uma API.

Como eu disse, implementar uma API é cara.
E a LAI não obriga uma API ser disponibilizada.

Se você souber onde estão os dados,
uma alternativa é "raspar" o HTML ou PDF que contem esses dados.
Existem empresas, e.g. http://scrapinghub.com/,
que oferecem esse serviço de "raspagem"
e também freelancers.

Att,