[okfn-br] governança corrente e futura

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quinta Maio 28 17:05:41 UTC 2015

Carolina,

Bacana o material que enviou, posso armazenar os PDFs na Wiki e montar um
descritivo deles?

Respondendo *inline*,

Em 27 de maio de 2015 11:13, Carolina Rossini <carolina.rossini em gmail.com>
escreveu:

> Peter
>
> Ótimo começo. Mas uma coisa que ainda não me parece clara, nem mesmo
> revendo as notas do *retreat,* eh a visão, a missão e a estrategia da
> OKF-Br. E qual a diferença entra a comunidade que suporta essa visão e a
> organização *core*, que possui natureza e responsabilidade jurídica. Sem
> isso claro, fica mais difícil estabelecer a governança (seja horizontal ou
> vertical).

Oi Carolina, bacana ter alguém do Conselho Consultivo
<http://br.okfn.org/conselhos/> participando desse debate...
Pessoalmente eu vejo o Consultivo como uma espécie de curadoria
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Ensaios/A_faceta_curadora_da_OKBr>,
que seria bem-vinda também para avaliar questões de valores e gerais da
governança.

Quanto à visão/missão/estratégia, pelo que entendi já está em uso, ao menos
experimental, o que foi definido em março, estando desde então no blog,
http://br.okfn.org/sobre/

Quanto à "comunidade que suporta a visão", pessoalmente acho que comunidade
é aqui, a lista;
e "organização core" são os associados (membros mais formais, a maioria
como eu nunca assinou papel ou pagou taxa, é meio informal)...
"core" de fato talvez sejam os conselheiros formais,
http://br.okfn.org/conselhos/
somados aos "conselheiros quinzenais", tais reuniões onde tem sido tomadas
 as decisões executivas.

> Sugiro, para uma próxima reunião, que o pessoal leve pronto o exercício
> sobre visão contido no anexo "organizational vision assessment". Tentar
> faze-lo e depois perceber as duvidas, semelhanças e diferenças, vai
> demonstrar os consensos e dissensos fundamentais que depois aparecem na concordância
> ou discordância sobre regras mais concretas de governança.

Tá aí uma boa lição de casa para quem participa das reuniões quinzenais
e/ou dos projetos... Talvez para se fazer em grupo... Se conseguir
candidatos presenciais para me acompanharem, aviso denovo aqui na lista.

> Os outros documentos que anexo dão um suporte para pensar tudo isso, e
> podem ser úteis no contexto da OKF-Br e de qualquer outra organização que
> quaisquer um de nos façamos parte.
>
> Ou seja, estou sugerindo um "passo atrás", para depois darmos vários a
> frente.

O "passo através", no meu entendimento atual,  é quanto a por exemplo, a
*votar*: ninguém aqui na lista ou no Conselho fez uso de algum mecanismo
formal de voto, nem mesmo para demonstrar que havia consenso.
Na prática é um mecanismo arcaico: não registramos o quorum, supomos todos
esclarecidos, e aguardamos manifestações contrárias; não havendo, é suposto
consenso (!).

Num desses últimos emails sugeri justamente formalizarmos o voto nas
decisões relevantes (de efetiva governança)... Até entrou na pauta na
última reunião do Conselho(!)...
Mas na reunião fomos atropelados por, justamente, mais uma crise oriunda
(na minha opinião) da informalidade e indefinição da governança (e dos
"jobs").

A crise é apenas um sinal, e já havia eclodido em abril
<http://open-knowledge-foundation-brasil-rede-pelo-conhecimento-livre.50579.x6.nabble.com/okfn-br-dificuldades-e-desafios-na-governanca-da-OKBr-tt4146.html>...
Mas crises são oportunas para botar a casa em ordem, talvez só falte um
pouco mais de participação do "core" da OKBr.