[okfn-br] Pratique o que prega - era Re: [OKF Brasil Associados] Assembleia Geral Ordinária da Open Knowledge Brasil

Gisele S. Craveiro gisele.craveiro em gmail.com
Segunda Novembro 30 14:15:36 UTC 2015

Bom dia a tod em s,

Ariel, eu gostaria realmente de "seguir em frente", mas infelizmente acho
que temos visões bem diferentes do que isso significa.

Fico extremamente decepcionada com posturas como as adotadas, listo alguns
pontos:
1. Na convocação não houve nenhuma menção sobre a entrada de novos
associados, infelizmente isso somente
ocorreu no momento da reunião e imagino que a estranheza desse fato é o que
tenha causado
a divergencia. Existiam várias pessoas que tinham manifestado interesse em
relação à associação
e que seus nomes poderiam ter sido apresentados naquela situação.

2. Na última proposta de redação de ata tenta inserir a discórdia entre os
membros dessa comunidade. Creio que
não há nenhuma restrição aos nomes apresentados e é leviano escrever isso.
Há o questionamento
sobre o processo e critérios e os presentes na assembleia podem atestar.
Na redação proposta por Peter Krauss, acessível no histórico da wiki [1]:
*Anna Livia Arida, Lívia Rodrigues Pinheiro, Filippe Barros, Rodrigo
Bandeira, Tiago Cardieri (TODO: confirmar nomes e se todos estavam
presentes) foram apresentados como candidatos aos cargos em aberto do
Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo. Foram bem vindos e seus históricos
foram considerados excelentes, mas em seguida a nomeação de pessoas
externas (não associados colaboradores ou efetivos) como conselheiros foi
questionada. Foram levantados os seguintes pontos: *

   - *Quem são os elegíveis? Isso estava claro na convocação?*
   - *Se vamos associar novas pessoas, devemos avaliar a associaçao de
   outras pessoas que já se mostraram interessadas. Foram relembrados vários
   casos.*

*Por estas questões, durante a votação do primeiro candidato houve empate
entre os associados efetivos presentes na assembléia, sendo assim suspensa
a eleição. Decidimos pela reabertura de novas associações, por uma chamada
pública de novos associados efetivos e, depois de suas associações
avaliadas pelo Conselho Deliberativo, pela convocação de uma nova
assembléia para eleição, dentre os então associados efetivos, para o
preenchimento das vagas do conselho fiscal e deliberativo disponíveis!  *

3. É inválido (para dizer o mínimo) considerar a lista de presença de uma
assembleiacomo a concordância a uma ata inexistente naquele momento.

Se seguir em frente significa aceitar passivamente essas situações como
normais,
então acredito que há algo muito errado nas práticas e valores da
organização.
Se os espaços instituídos não são respeitados, qual é a moral de uma
organização
para denunciar práticas autoritárias, abusivas e desrespeitosas ?

Vamos seguir em frente com o diálogo, respeito e construção de uma
organização ética ?

Abraços,

Gisele

[1]