[okfn-br] Pratique o que prega - era Re: [OKF Brasil Associados] Assembleia Geral Ordinária da Open Knowledge Brasil

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Segunda Novembro 30 16:19:08 UTC 2015

Concordo com Oda e Gisele, relembro detalhes já comentados antes:

*  o "Guia" não é uma entidade definida pelo Estatuto, faltaria transformar
oficialmente o Guia em *Regimento Interno*.
   O Regimento, por sua vez não pode contradizer, pode apenas regulamentar
o Estatuto: o texto precisaria ser revisto.
   Enfim, não vale a pena discutir de qual "cartola" foi tirada essa ideia
de ata em papel timbrado e reescrevendo aquilo
  que convém (falta explicitar que foi o diretor que requisitou a pauta
extra
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Reuni%C3%B5es/2015-11-04#Pauta_extra.2C_o_Diretor_Executivo_solicitou_a_desassocia.C3.A7.C3.A3o_de_Eduardo_Oda_da_OKBR>
).

* Deveríamos por hora nos ater ao que se encontra escrito no Estatuto, e,
na falta dele, *ditado pela tradição*.
  As *atas*, por tradição e por consenso, são* mantidas na Wiki*
<http://wiki.okfn.org/Open_Knowledge_Brasil/Reuni%C3%B5es/2015-11-04>. Há
inclusive todo um esforço de transparência e organização
  que é o DOO - Diário Oficial da OKBR <http://wiki.okfn.org/DOO>.   Usar
papel timbrado é um grande retrocesso.
  Não se usar da participação e da *anuência* dos que participaram na
assembléia, não é só retrocesso: é *ilegitimo*.

* Na ata da Wiki está escrito o que se testemunhou, e houve anuência sobre
como foi escrito:
   * "Se vamos associar novas pessoas, devemos avaliar a associação de
outras pessoas que já se mostraram interessadas.*
*        Foram relembrados vários casos"*
 *   "(...) Decidiu-se pela reabertura de novas associações, por uma
chamada pública de novos associados efetivos"*

* O *texto do papel timbrado tenta reescrever a história*: * "Ficou
encaminhada a aprovação como associados efetivos, pelo Conselho
Deliberativo, das seguinte pessoas: Anna Lívia Arida, Filippe Barros, Lívia
Pinheiro e Tiago Cardieri".*
   Alguém disse isso no dia 4/11? houve votação a favor disso?  Era uma
reunião do Conselho desfalcado ou da Assembleia? A Assembleia não é
soberana?  ... O que se decidiu em consenso entre os presentes na
Assembleia foi "reabertura de novas associações", e foi lembrado que *existe
uma lista de espera enorme antes a ser contemplada(!) antes. Se o Conselho
faz questão de passar por cima dessa lista, que se justifique nome a nome,
incluindo o meu.*