[okfn-br] [okbr coord] Dúvidas sobre a governança OK BR

Tiago Cardieri tiago em tiago.adm.br
Sexta Outubro 9 03:45:05 UTC 2015

Olá a todos,

Pelo q me recordo, era mais uma questão de pensar o melhor modelo de
formalização desse "guarda-chuva" de projetos.

Até pq ao institucionalizar o modelo, e consequentemente aumentar o volume,
tem q prever o quão gerenciável fica.

Não me recordo ao certo, mas a Mariana teria dito q na experiência do
InternetLab, houve uma centralização das formalizações e do financeiro (por
exemplo, pagamentos dos participantes nos projetos) na diretoria.

A questão principal seria "quem contrata" e "quem paga".

E surgiram as seguintes questões, ainda não respondidas, dependentes de uma
análise jurídica:

• o diretor jurídico (tom) assina como representante legal da okfn, para
efetuar os pagamentos. Mas como ele vai assinar para efetuar o pagamento
dele mesmo, enquanto PJ? Imaginamos q, PELO MENOS ele teria q ser CLT.

• o gestor do projeto vai receber o dinheiro integral do projeto e repassar
aos outros participantes? Ele assume a responsabilidade dos repasses, e
presta contas à OKFNbr, q por sua conta presta aos patrocinadores ou
contratantes?

• a OKFNbr centraliza td, e faz o repasse a todos os participantes. A
OKFNbr vai contratar " x" PJs para cada um dos projetos? Como autônomos,
PJ, estágio ou bolsa? Existe uma limitação para contratar como estágio (x
estagiários por y clts). E para bolsa precisaria configurar a OKFNbr como
instituição de pesquisa, o q aparentemente não é simples.

Enfim, se quiser institucionalizar esse modelo, tem q responder essas e
outras questões, somado à necessidades de flexibilizar como a viabilidade
do patrocinador.

Abs,
Tiago Cardieri