[okfn-br] Institucionalizando lavagem de dinheiro: mudanças graves nas doações políticas

Everton Zanella Alvarenga tom em ok.org.br
Segunda Setembro 14 11:44:50 UTC 2015

Pessoal,

já discuti com alguns aqui meu desejo de fazer um projeto estilo o Map
Light (maplight.org) há algum tempo já. Mas, pelo jeito, nosso congresso
está propondo ocultar esse tipo de informação que permite o vínculo das
empresas doadoras e os candidatos a algum cargo político.

Vejam o texto do José Roberto de Toledo, "Lavam-se doações" <
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lavam-se-doacoes,1761547>.

Nós damos pouca atenção para esse tipo de informação, me pergunto por que.
Mas se tirarem isso, estaremos institucionalizando a lavagem de dinheiro e
diminuindo as chances de entendermos as influências do poder econômico nas
tomadas de decisões daqueles que nos representam.

O que podemos fazer?

--
Everton Zanella Alvarenga
Open Knowledge Brasil