[okfn-br] Sobre o papel da OKFN-BR

Carlos Andrade carlosviansi em gmail.com
Quinta Setembro 3 19:15:15 UTC 2015

Raniere - Lendo mais uma vez seu e-mail depois de uma noite de sono,
percebi a distinção que você fez com a FSF. Muito boa! Ajudou bastante a
esclarecer uma velha confusão que eu tinha daqui haha :-) Eu na verdade
estava pensando mais comparando com a ASF (Apache Software Foundation).
Obrigado por citar o Transparência Hacker e a PoliGNU. Se lembrar de mais
alguma outra será muito bem vinda.

Tom - Obrigado pelos diversos caminhos das pedras citados. Eu dei uma
olhada no grupo também do Hawaii mas me parece que eles se reúnem uma vez
ao mês e os problemas tratados são locais. Pelo menos por hora, mesmo a
milhas de distância eu quero ficar no Brasil mesmo :) O grupo que eu
comecei a participar da RedeCsf com a proposta de entender as atividades no
Brasil gosta bastante de fazer grupos de hangout para discutir algum tema,
talvez mais para frente eu consiga fazer daqui do Hawaii algo do tipo
aberto a quem quiser participar da rede ou de qualquer lugar. Fiquei
surpreso em ver que o Augusto Hermann também é daqui, estou esperando ele
voltar de férias para saber mais do gerenciamento do INDA e de colaboração
lá.

A todos - Obrigado quem me deu mais detalhes em off também!

Como eu andei em um buraco de coelho por esse tempo todo, eu acho que o
projeto que mais me ajudaria a começar a entender um pouco mais em detalhes
uma parte da okfn-br e do dominio é o gastos abertos:

*Com o Gastos Abertos nosso objetivo é acompanhar todas transações
financeiras de empresas e governos nas três esferas do Brasil e
apresentá-las de formas úteis e interessantes, de modo que um estudantes
escolar até um geek de dados compreenda. Estamos trabalhando com gastos da
cidade de São Paulo, do estado de São Paulo e do governo federal, mas há
grupo de outras regiões do país interessados.*

Me ficou a impressão que diferente da maioria dos outros projetos, isso é
algo mais manual, de discussão e se houver produto é uma historia, ou
visualização. É isso mesmo? Devo dizer que a meta de um "geek de dados"
entender foi o que mais me chamou atenção já que eu me enquadro aí :-) Se
for isso mesmo, então é mais perto do que eu faço da vida: Dado uma
pergunta de pesquisa, criar algum código em R, Python, fazer o pipe-line de
pre-processamento até analise de padrão e / ou predição e escrever alguma
forma de relatório no RPubs (também ando explorando o IPython Notebook que
anda evoluindo). Também participei dos dois cursos no Knight Centre pelo
Alberto Cairo, visto que sempre achei a maioria dos relatórios de dados um
pesadelo. Provavelmente eu teria forte vinculo com o pessoal de ciência
aberta, visto que sempre gostei muito de literate programming (
http://literateprogramming.com/), esse por sua vez anda bem perto de
relatório de dados que são fáceis de reproduzir experimentos de artigos.
Mas como falei, por hora tenho mais interesse na parte relacionada ao
governo do que de ciência, já que é de onde ando mais distante.

Como citei antes, meu projeto de quintal é entender o que há disponível
para um interessado que acabou de sair de um buraco de coelho (tanto para
mim, quanto para outras pessoas quando eu terminar de compilar a lista e o
entendimento daqui e outros locais). Então se vocês conhecerem outras
iniciativas (mesmo pequenas) no Brasil por favor mencionem também (grupo de
pesquisa, aplicativos, redes sociais ou organizações como o inda e o
okfn-br). :)

Por ultimo pergunto novamente: Alguem sabe do paradeiro dos concursos de
dados abertos e que havia logo em seguida um encontro (creio em brasilia?).
A maioria dos que vejo hoje são editais os quais não me parecem ter o
espirito da coisa.

Obrigado,

Carlos Andrade
http://carlosandrade.co