[okfn-br] Sobre o papel da OKFN-BR

Carlos Andrade carlosviansi em gmail.com
Quinta Setembro 3 21:52:56 UTC 2015

Gustavo,

Obrigado pela resposta detalhada :) Eu acho que em um primeiro momento, eu
teria interesse com a visualização dos dados. Aqui o pessoal costuma
definir o pessoal de data mining e data scientist. O primeiro estaria mais
ligado a criação de sistemas com processamento de dados, o segundo a parte
mais de exploração, de menor escopo para contar alguma historia a partir
dos dados (acho que é o que é mais vinculado a jornalismo de dados no
grupo, apesar de ter essa linha aqui também).

Eu tenho mais conhecimento no de exploração então acho que é um bom ponto
de partida. Além disso, eu acho que para meu interesse atual em entender
como os dados podem ser ligados a problemas atuais do governo e que possam
despertar interesse da população, a parte de visualização seria melhor.
Acaso seja de interesse, eu já usei a API do facebook, flickr e afins para
montar redes sociais para análise de dados :) Por fim na Rede CsF existe
muito estudante que participou do ciência sem fronteiras e que
provavelmente tem um skill set parecido com o meu. Eu acho mais fácil
despertar o interesse atuando nessa linha ou capacitar mais gente a
trabalhar com isso nessa linha.

Agora algo que me falta (infelizmente por viver no meu buraco de coelho
esse tempo todo), é de fato quais problemas são os mais pertinentes e que
podem ser explorados com os dados que já temos. Vocês teriam resposta para
isso? Ou melhor dizendo 'conhecimento de domínio' do processo por trás dos
dados e onde podem estar os pontos de interesse? É parte do que quero
aprender com meu envolvimento com vocês também para despertar interesse em
outros colegas que formaram comigo e ver o potencial da coisa. Isso para
mim era a parte *genial *do concurso de dados. Sem eles eu perdi o lado do
domínio de dentro do meu buraco de coelho.

Um hangout seria super legal também. Talvez mais fácil para você. Lembrando
eu estou em zona horaria do Hawaii, -7 horas em relação ao Brasil :)

Obrigado,

Carlos Andrade
http://carlosandrade.co