[okfn-br] okfn-br] Material didatico para curso de ciencias sociais

Heloisa Pait heloisa em ok.org.br
Domingo Setembro 6 18:18:33 UTC 2015

Nada prático, apenas especulações filosóficas:

Ainda estou elaborando o programa do meu curso de Methodos, e me deparei
com dois pleonasmos.

1. Métodos de pesquisa parece ser um pleonasmo. Método já um modo de
investigar, uma busca, pelo termo grego methodos.

2. Open Knowledge também é, não? Conhecimento secreto seria uma
contradição. Não seria um saber, não teria efeito, destino.

Não é nada prático, não estou sugerindo mudar o nome de nada! Apenas
pensando no termo "conhecimento". Se eu conheço, não é secreto. Se eu não
conheço, não é conhecimento. Talvez daí o nosso incômodo com as patentes,
os direitos autorais, etc. Há algo contra-intuitivo nessa idéia. A barreira
física, temporal, é mais fácil de entender: eu não sei que remédio tomar
pois não estudei 5 anos de medicina, ele estudou, ele sabe, eu vou lá e
pergunto. Isso faz sentido para nós, até certo ponto. Outros saberes não
fazem sentido pois deixam de sê-lo se secretos.

Só especulando, parte de minhas reflexões sobre a universidade brasileira,
que talvez tenho o lado do opaco muito pesado na balança.