[okfn-br] bom resgate no Para Onde Foi o Meu Dinheiro

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Domingo Agosto 14 13:23:32 UTC 2016

Oi gente, parabéns pela iniciativa do Para Onde Foi o Meu Dinheiro
<http://paraondefoiomeudinheiro.org.br> (!),
de certa forma resgata um antigo projeto da OKBR com a GV, o Mosaico
Orçamentário
<http://br.okfn.org/2014/12/01/brasil-ganha-ferramenta-de-visualizacao-de-orcamento-construida-com-a-open-knowledge/>
 (git de 2014 <https://github.com/okfn-brasil/mosaico> - orçamento federal
atualizado 2015 <http://dapp.fgv.br/mosaico/mosaic_f/2015>).
Acho importante incluir algum tipo de comentário sobre o Mosaico na matéria
do ParaOnde
<http://br.okfn.org/2016/08/06/gastos-abertos-ja-conta-com-dados-de-execucao-orcamentaria-de-quatro-capitais-brasileiras/>
.

A ideia de *plugins* no GastosAbertos, quase como projetos independentes,
ajuda bastante a fortalecer a integração e a interoperabilidade, é bem
positivo para a OKBR, para a plataforma de projetos, e até para parcerias.
Terem plugado com facilidade outras cidades foi ótimo (!), e demonstra o
potencial da infraestrutura (*back-end*) do GatosAbertos e do uso desses
*plugins*.

- - -
Quanto à discussão técnica da implementação, creio que o melhor local para
registrar avisos e sugestões seja no "*Github issues*", mas precisam
habilita-lo, https://github.com/okfn-brasil/POFOMD/issues

Coisas técnicas mais cricri e *bugs* menores recebem um *ticket* e
acolhimento dos desenvolvedores... O aviso por exemplo (que eu gostaria de
submeter nas *issues*) de que
  "a ordenação das linhas da tabela em função do click na coluna precisa
usar o valor numérico",
ficaria registrado como *issue,* e, se a equipe achar é o caso rotula como
*bug* e coloca na fila de espera, senão discute com o usuário explicando
porque é mais adequada a ordenação textual.

- - -
PS: os documentos de resumo e descrição dos projetos OKBr, incluindo o
GatosAbertos e seus subprojetos, ainda carecem de padronização, revisão e
detalhamento, ver https://discuss.okfn.org/t/descricao-dos-projetos-da-
okbr-situacao-de-hoje-e-diretivas/3421