[okfn-br] Pesquisa sobre orçamentos públicos e dados abertos

Carlos Andrade carlos em ok.org.br
Domingo Fevereiro 14 22:07:37 UTC 2016

Paulo,

Sugiro que olhe a Revista da CGU e o concurso de teses e prêmios do orgão
federal de orçamento e gestão. Um dos dois tem uma dissertação de PhD,
acredito eu aplicado a Santa Catarina, sobre os diferentes portais do
governo e diversos indicadores para medir quão bom / ou ruim é. Talvez
contenha sugestão de outros sites que está procurando.

Existe os observatórios sociais espalhados em várias cidades, mas o foco em
cada cidade e a organização varia bastante. Soube que um deles anda
tentando fazer algo "a la business intelligence" para gastos.
<http://www.bios.wiki.br/> No observatório que tenho ajudado, a abordagem
já é completamente diferente, acredito que um dos diretores havia sido um
secretario da fazenda da cidade e ao invés de se preocupar muito com
dashboards e por ai vai, eles mesmos vão analisando e tentam "mastigar" os
resultados através de redes sociais do que anda acontecendo.

Já vi também um site, me foge o nome agora, em que as pessoas tem acesso a
cada contrato e pode votar se é bom ou ruim. Da open knowledge, tem o
cuidando do meu bairro que bota no mapa na cidade de SP qualquer texto do
orçamento que indique mapa em um mapa, para ajudar os moradores a saberem
que supostamente algo deveria estar ocorrendo ali.

Tem também o Gastos Abertos <http://gastosabertos.org> que também anda
passando por mudanças, mas inicialmente tinha como proposta não o cidadão
comum, mas multiplicadores (blogueiros, jornalistas, programadores, etc)..

Depois de observar as várias iniciativas, minha recomendação para você
seria de tentar ser mais especifico/seletivo em sua busca por

iniciativas que apresentem orçamentos públicos de uma maneira inteligível
> para os cidadãos por meio de dados abertos

Tente incluir também as diferentes formas de engajamento com o cidadão.
Elas variam bastante e tem uma influência enorme na dinâmica da iniciativa.
Desde deixar ferramentas online para facilitar o acesso até identificação
dos problemas e apresentação de resultados e ação contra o governo.

Espero ter ajudado,

Att,

Carlos Andrade
http://carlosandrade.co