[okfn-br] Pesquisa sobre orçamentos públicos e dados abertos

Igor Pires Soares igorsoares em gmail.com
Segunda Fevereiro 15 18:49:08 UTC 2016

Olá Carlos!

> Não sei de onde tirei o nome "Paulo". Perdão, Igor.

Sem problema! :)

> O nome do concurso de prêmios é *Prêmio SOF de Monografias. *Existe um
> portal do governo federal que contem todas elas. Igualmente para Revista
> CGU.

Obrigado pelas informações. Eu não tinha conhecimento deste portal do
governo federal com monografias relacionadas a este tema, nem em relação a
Revista CGU. Acredito que possam ser bons pontos de partida para pesquisa
sim.

> Na lista de e-mail hackday já foi perguntado por um jornalista ou
> estudante sobre dissertações sobre tecnologias neste tema. Havia uma
> dissertação sobre apps feitos também. Acredito que Tom Cucato (Diretor
> Executivo deste grupo) pode te dar mais detalhes se não encontrar o e-mail.

Bacana, a lista do hackday a qual você se refere é essa daqui
https://groups.google.com/forum/#!forum/thackday ?

> Acho o tema de sua pesquisa interessante se entendi correto: Antes não se
> tinha dados (em boa parte ainda não se tem mas ok), depois não se tinha
> tecnologia e informação (hackatons, concursos vieram), e atualmente acho
> que resta discernimento no que de fato poderia surtir algum efeito na
> população ou em um sub-conjunto dela, ainda que pequeno, que possa de fato
> concretizar todo esse investimento de tempo e esforço em portais e afins em
> algo que gere resultados para o país.

Você captou bem o objetivo da pesquisa. Percebo que há uma preocupação
crescente em saber como a população recebe e utiliza as informações de
transparência governamental. A reação, o entendimento e o interesse em
relação aos dados pode variar muito de acordo com nível de escolaridade e
profissão, por exemplo. Entender até que ponto essas plataformas
influenciam as pessoas é, no meu ponto de vista, essencial para
aprimorá-las. Aliás, um projeto que eu acho muito bacana é o Aos Fatos -
http://aosfatos.org/ - que inclusive tem uma parceria com a OKFN-BR.

Obrigado pela ajuda!
--
Igor Pires Soares
Digital Culture and Society MA student at King's College London