[okfn-br] Pesquisa sobre orçamentos públicos e dados abertos

Carlos Andrade carlos em ok.org.br
Domingo Fevereiro 14 23:53:53 UTC 2016

Não sei de onde tirei o nome "Paulo". Perdão, Igor.

meu objetivo é especificamente avaliar como é a interação com o cidadão nas
> comunidades criadas em torno desses projetos e principalmente como isso
> contribui para a responsabilização dos tomadores de decisão.

Para facilitar sua vida, eis aqui o artigo além de outro que eu havia
selecionado quando estava lendo as publicações da revista da CGU e temas
relacionados:

*Revista CGU*

   -
   - A Participação Social, por meio da Lei de Acesso à Informação, como
   Elemento de Aperfeiçoamento da Gestão Pública
      - Não é bem o que quer, mas ainda assim é um estudo focado na
      participação social dado algum produto tecnológico.
   -
   - Transparência no setor público municipal: uma análise dos portais
   eletrônicos das capitais brasileiras com base em um instrumento de apoio à
   decisão.
      - Esse é o artigo que falei no e-mail anterior.

O nome do concurso de prêmios é *Prêmio SOF de Monografias. *Existe um
portal do governo federal que contem todas elas. Igualmente para Revista
CGU.

Na lista de e-mail hackday já foi perguntado por um jornalista ou estudante
sobre dissertações sobre tecnologias neste tema. Havia uma dissertação
sobre apps feitos também. Acredito que Tom Cucato (Diretor Executivo deste
grupo) pode te dar mais detalhes se não encontrar o e-mail.

Imagino que colar isso no google te de os artigos. Caso contrário entre em
contato em off que tento anexar.

Acho o tema de sua pesquisa interessante se entendi correto: Antes não se
tinha dados (em boa parte ainda não se tem mas ok), depois não se tinha
tecnologia e informação (hackatons, concursos vieram), e atualmente acho
que resta discernimento no que de fato poderia surtir algum efeito na
população ou em um sub-conjunto dela, ainda que pequeno, que possa de fato
concretizar todo esse investimento de tempo e esforço em portais e afins em
algo que gere resultados para o país.

Att,

Carlos Andrade
http://carlosandrade.co