[okfn-br] [dados educação] TCU fiscaliza dados abertos na educação

André Stábile andreduartestabile em gmail.com
Domingo Janeiro 10 21:11:50 UTC 2016

Queridos amigos...

Me desculpem se serei extenso, mas minha mente confusa e espalhada demanda
um pouco de organização ( rs )...

As coisas começaram aqui, num email sobre a Auditoria do TCU junto ao MEC,
FNDE e INEP...

Como estive por dois anos na posição de Secretário e Sub-Secretário de
Educação em meu município ( São Caetano do Sul ) e consegui a façanha
administrativa de sair sem carregar nas costas NENHUM processo judicial (
rs ) na minha experiência, nesta temática, duas frentes me chamaram à
atenção...

1) Como é difícil encontrar dados sobre os sistemas e redes educacionais
públicos brasileiros e 2) Não localizei, nem aqui nem em outras cidades a
cultura de uso de dados abertos para tomar decisões baseadas em
evidências...

*Me sinto entrando num desafio oceânico com as indicações de Fernanda
quando ela nos conta que as conclusões do TCU forma estas:*

Achado 1: Insuficiência de atuação da alta administração em prol da
abertura de dados

Achado 2: Inexistência de planejamento de abertura de dados

Achado 3: Inexistência de catálogo de dados abertos

Achado 4: Falhas na atualização dos dados publicados

Achado 5: Dados publicados somente em formatos não abertos

Achado 6: Ausência de fomento institucional ao uso, pela sociedade, dos
dados abertos

Achado 7: Informações de relevante interesse coletivo não publicadas na
forma de dados abertos

*Depois contribuiu a Renata com os informes do MDEBrasil:*

Olá

Já existe um grupo que realiza algo bem aprofundado

MDEBrasil - Mineração de Dados Educacionais

Grupo que apresentou no CBIE LACLO 2015

https://groups.google.com/forum/#!forum/mdebrasil

E tem juntado artigos sobre o tema

https://docs.google.com/spreadsheets/d/16jAFH-lCgJ3luG6rIR5wo4VicWCtPwbEOe2_jlAbmwM/edit#gid=0

*Na sequencia, Fernanda nos trouxe novas luzes:*

Este grupo dadosemeducacao@ <dadosemeducacao em googlegroups.com>
googlegroups.com <dadosemeducacao em googlegroups.com> reúne pessoas
interessadas no tema. Foi formado a partir de um grupo de trabalho para
discutir dados educacionais puxado pela Ação Educativa em 2012, mas não
está ativo. De qualquer maneira, as pessoas continuam na lista e você pode
entrar e escrever para ver se animam reativar, também.

*Em continuidade Peter Kraus fez a proposta de focarmos no achado 7:*

Eu reforço um pouco a colocação do Eder,  e voto no achado-7,

*   Achado 7: Informações de relevante interesse coletivo não publicadas na
forma de dados abertos*

me parece o ponto de partida, se concordarem que vale a pena ter um inicio
de trabalho/discussão mais focado. Uma primeira contribuição do grupo de
interesse seria selecionar exemplos relevantes, além de verificar se já
existem "curadorias" para isso.

*Por fim, Otavio Ritter veio enriquecer o diálogo com seus conhecimentos e
vontade de cooperação:*

Caro André, estou interessado em fazer parte deste grupo sobre
transparência e educação.
Não sou da área de educação, sou da área de TI, trabalho no governo federal
em uma agência reguladora e por isso tenho a percepção das questões
internas e técnicas sobre liberação e uso de dados governamentais. E também
sou apaixonado por educação, anos atrás tive uma ONG de inclusão digital em
uma comunidade carioca.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x

Bem amigos...

Vou resumir minha estória...sou filho de professora, tenho educação no
sangue, no DNA e na alma, tenho tido a honra de participar de incontáveis
projetos importantes, grandes e pequenos, ao lado de ilustres educadores
tais como Rubem Alves ( falecido ), Celso Vasconcelos, Tião Rocha, José
Pacheco, Sen. Cristóvam Buarque, além de jornalistas, juízes, promotores,
educadores, professores, pesquisadores, famílias, empresas e comunidades em
alguns estados...apesar de ser funcionário do Poder Judiciário à 22 anos...

Na visão que consigo enxergar, o mundo está dividido em países, os países
são mais ou menos bem administrados por governos e em todos os governos do
mundo, as maiores máquinas de políticas públicas públicas construídas pela
humanidade são os Sistemas Públicos de Educação. Existem mais escolas no
mundo do que hospitais, presídios, estádios, delegacia, teatros, cinemas,
shoppings ou qualquer outra criação humana...

Também sinto que a grande transição pela qual a humanidade está e precisa
passar, mergulha profundamente nos Sistemas Públicos de Educação, que
precisam ser enriquecidos...e daí vem o nosso ponto. Sem Transparência, a
corrupção vai continuar drenando os recursos que precisariam chegar nas
salas de aula para os professores e para as crianças, bem como para
alimentação escolar, transporte, recursos, insumos, infra-estrutura e etc...

Meu interesse nos dados é exatamente este; qual seja, conhecer como o
sistema funciona, quanto se perde, quanto não chega, quanto se esvai,
quanto some, porque não conseguimos pagar salários competitivos e criar um
carreira estimulante e promissora no Magistério, etc. e tals ? Conhecer os
dados seriam uma ponte inicial para começarmos à desmontar a caixa preta da
Educação, que como diz o TCU, está repleta de "áreas de sombra"...vocês não
acham? ......

Porém confesso minha incompetência em lidar com tantas coisas, pois há mais
de 3 anos sou ainda membro efetivo e fundador do Movimento pela Base
Nacional Comum e agora estou ingressando num grupo de altos estudos sobre
Justiça e Educação que poderá ser útil para nós. Além disso estou em
Pós-Graduação sobre Gestão de Cidades e estou como coordenador geral de uma
campanha à prefeitura do município onde resido...Como vou encontrar tempo ?
Estou pedindo ajuda...precisando de ideias de vocês...

Não tenho pretensão de nada...preciso aprender muito...e sinto que antes de
continuarmos queria ouvir de vocês sobre a DECLARAÇÃO DE PROPÓSITOS de cada
um, porque sinto que isso nos dará alinhamentos para que o nosso grupo
possa ser DIRIGIDO POR VALORES e isso vai motivar nosso trabalho, facilitar
e tornar tudo mais objetivo, rápido, prático e concreto...o que vcs pensam
sobre ?

Bjs - mais uma vez, me desculpe porque me estendi...rs...Abraços !