[okfn-br] concorrente open-source do Hangouts?

Raniere Silva raniere em riseup.net
Sábado Janeiro 23 19:36:20 UTC 2016

Olá Peter,

> Me parece novidade, essa semana pela primeira vez usei o
>    https://*TogetherJS*.com/ <https://togetherjs.com/>
>    https://github.com/mozilla/togetherjs
>    (apresentacao alternativa para programadores
> <http://www.linuxjournal.com/content/togetherjs>)
>
> usei dentro do JSFiddle <https://jsfiddle.net/>... Me parece meio
> experimental, mas o projeto foi iniciado faz uns 3 ou 4 anos... Não ficou
> claro para mim se é "beta" ou produção.

Esse projeto da Mozilla realmente tem uns 3-4 anos.
Anos atrás a Mozilla tinha uma divisão chamada labs
que foi fechada e apenas alguns projetos foram mantidos de maneira independente.
Não lembro se o TogetherJS estava na lista
e não sei se algum funcionário da Mozilla ainda está trabalhando nele
(a história que eu ouvi falar é que o autor original fez o protótipo em um final de semana).

> Que acham?

É um projeto bacana mas acredito que ele vá ficar apenas como protótipo.

> É de fato uma iniciativa de peso, um referencial open-source para usos e
> contextos similares ao Hangouts?

Desconheço algo similar no Hangouts.

> PS: aqui na OKBR é o único local onde me questionaram sobre o uso de Skype
> e Google-Hangouts... Pessoalmente acho difícil qualquer um de nós deixá-los
> em 2016, mas acho válido a comunidade aqui buscar alternativas aos
> oligopólios tecnológicos.

Se você está procurando uma alternativa totalmente open source ao Skype e Google
Hangout você deve dar uma olhada em http://jitsi.org/.
Tive problemas no final de 2014 quando usei o http://meet.jit.si/
mas parece que os erros foram corrigidos e quando testei novamente no início de 2016
ele funcionou muito bem.

Abraços,
Raniere