[okfn-br] Licença Open Source para software de interesse público

Peter Krauss ppkrauss em gmail.com
Quinta Abril 26 11:05:18 UTC 2018

Olá Abdo,  você é o nosso Guia!
  ... Mas não se anime, agora que colocou o pé aqui na discussão, não vai
poder tirar tão fácil ;-)

SOBRE PORTAR AS LICENÇAS-PADRÃO:    (putz é verdade e, ufa, não precisa!)

* Editei a Wikipedia
<https://en.wikipedia.org/wiki/Creative_Commons_jurisdiction_ports>, ver se
é isso mesmo. PS: realmente *não* é um artigo certificado
<https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Good_article_criteria> (portanto é
"meio rascunho"), tinha um aviso de todo o tamanho de "This article needs
to be updated".

* que tal você nos resumir o motivo?
Meu chute: a nossa dor de cabeça começou quando o Brasil assinou o tratado
de Berna em 1975... Portanto foi devido a um tratado internacional e,
atualizado e policiado pela WIPO, não há muita margem às *variantes locais*...
Enfim, se mostramos que o Brasil não se prendeu eu criar "leis variantes
locais" podemos provar que não há porque portar. Resumindo meu chute e já
sugerindo uma frase de justificativa para o nosso guia:
*   se "Brasil é Berna/WIPO padrão", então o "standard-license jurisdiction
port" no Brasil é desnecessário.*

Nota: quanto à centena de licenças exóticas
<https://en.wikipedia.org/wiki/License_proliferation#Vanity_licenses>
(não-padrão) que existem por aí, entendo que são portabilidade caso-a-caso,
e, claro, a recomendação é não usar exóticas.

SOBRE O MANIFESTO OU GUIA-RÁPIDO-2018:

Eu discordo que não precisemos ao menos um Manifesto do tipo "os
abaixo-assinados atestam",
para que nossos empresários percam o medo de citar (que estão usando
software livre) e o medo de usar licenças livres no que desenvolvem.
Essa e outras tantas discussões ainda fluindo em pleno 2018 mostram a
insegurança ainda generalizada (!).

Repare que o nome "guia rápido" ficou melhor, não se propõe a reeditar ou
traduzir "bíblias" já existentes.

A Justiça no Brasil é intrincada e cria riscos para empreendimentos, todo
apoio à segurança jurídica é bem-vindo.
As traduções juramentadas por exemplo precisam existir (você nas Europa
esquece o quanto os nossos juízes brasileiros podem ser cricri),
portanto em algum lugar, algum link precisa citar o cartório onde está a
tradução...  O Guia/manifesto necessariamente citaria esses cartórios e
traduções.

Outro importante motivo é recordar o leitor que não existe apenas a
CreativeCommos, mas que ela é norteadora,
e que junto com as licenças CC existe apenas mais uma meia dúzia que podem
ser ditas "licenças padrão".

Em seguida assegurar que existem fundamentos, como a sua ótima citação do
CC-FAQ <https://creativecommons.org/faq/>, do CopyLeft Guide
<https://copyleft.org/guide/> e do Guia do IME
<http://ccsl.ime.usp.br/files/slpi.pdf> (reparar que o único produto
nacional não foi datado e deve ser de ~2012)... Os assinantes do Manifesto
estariam também se posicionando como curadores desses fundamentos e
atestando o seu consenso em torno dos fundamentos (e eventualmente
revalidando algo de 2012 para 2018).

Outro motivo seria (o desafio de) pedir que os advogados e os titulares dos
casos de sucesso (e não apenas o redator acadêmico) endossam o que se
recomenda.