[ciência aberta]Novo Participante da Lista

Alan Godoy alangsmello em gmail.com
Quinta Junho 6 14:29:31 UTC 2013

Caros,

Aproveitando o e-mail do Markos, aproveito para me apresentar:

Meu nome é Alan e sou doutorando na área de Inteligência Artificial na
Unicamp, trabalhando na área de inteligência de enxame. Atualmente sou
diretor da associação dos pós-graduandos da Faculdade de Engenharia
Elétrica e de Computação da Unicamp, a APOGEEU [1]. Dentro da
associação de pós, temos discutido há algum tempo a questão da ciência
aberta, particularmente do open access, sendo que temos tentado levar
aos alunos da Unicamp informações sobre o tema [2], inclusive com a
organização de um debate sobre o assunto no final do ano passado [3].
Algo que temos buscado nos últimos tempos é o estabelecimento de meios
na Unicamp (e nas demais universidades estaduais paulistas) para
estimular (e/ou garantir) que a ciência nela produzida seja
disponibilizada de forma aberta, tanto através do estabelecimento de
repositórios institucionais de artigos, quanto pela criação de
repositórios de código-fonte e de dados.

Há cerca de uma década tenho me envolvido com o movimento ligado à
cultura livre, particularmente no que se relaciona a software livre,
de modo que algo que algo que tem me interessado muito nos últimos
tempos é a questão da ciência cidadã e em como engajar cientistas e
"leigos" em novas formas de colaboração para a geração e aplicação de
conhecimento científico/tecnológico. Como um primeiro passo (tímido
ainda) nessa direção, a APOGEEU irá realizar nesse dia 15/06 o 1º
Science Hack Day Unicamp [4].

Dentro desse contexto, eu gostaria bastante de conhecer como andam
iniciativas nessa mesma área em outros cantos do país, possivelmente
estabelecendo cooperação com outros grupos.

[1] http://www.apogeeu.fee.unicamp.br/
[2] http://www.apogeeu.fee.unicamp.br/not%C3%ADcias/3132
[3] https://www.youtube.com/playlist?list=PLDgrDnqiPqH9JlYBmLcFML_TmcgtgZAAt
[4] http://www.apogeeu.fee.unicamp.br/not%C3%ADcias/3414