[ciência aberta]Reformulação da política de propriedade intelectual na USP

Alan Godoy alangsmello em gmail.com
Quarta Agosto 27 11:09:27 UTC 2014

Em 2010, quando a Unicamp discutiu sua política de propriedade
intelectual, tivemos esse mesmo problema. Felizmente, havia o diretor
do Instituto de Computação tinha um bom conhecimento de software livre
e que conseguiu retirar de pauta o tema, para que fosse reanalisado.
No final das contas, chegamos a um esquema que libera softwares que
sejam tornados livres da política de propriedade intelectual da
universidade:

"""
De acordo com a legislação, os direitos de propriedade das criações
literárias, artísticas e pedagógicas pertencerão aos autores. Livros e
artigos acadêmicos, teses, dissertações e trabalhos similares terão
seus direitos assignados aos autores, respeitados os acordos formais
existentes nos casos de parceria com terceiros ou com a UNICAMP, para
financiamento ou execução de trabalhos ou de pesquisas.

(...)

Para a UNICAMP programas de computador equiparam-se a criações
literárias, artísticas e pedagógicas, desde que os códigos-fonte
desses programas sejam previamente tornados disponíveis ao público em
geral, de forma gratuita, por meio da Internet, acompanhados de uma
licença que garanta a sua livre utilização. Cabe aos autores a decisão
de disponibilizar os programas de computador livremente,
respeitando-se eventuais acordos formais existentes com terceiros ou
com a UNICAMP, para financiamento do desenvolvimento e eximindo a
UNICAMP de toda e qualquer responsabilidade em relação a esta decisão
e seus desdobramentos, usos e consequências.
"""

Fonte: http://www.pg.unicamp.br/uploads/anexos/anexo_con-16-2010.pdf

Talvez valha a pena o pessoal da USP contatar o professor Hans
Liesenberg (hans em ic.unicamp.br), diretor do IC à época, para conversar
sobre como foi feita a discussão por aqui e como se conseguiu a
inclusão do respeito ao software livre.

[]'s,