[ciência aberta]Fwd: A Subversive Proposal for 2014

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Quarta Dezembro 31 18:12:10 UTC 2014

Um grande debate que existe é "Auto depósito" vs "Depósito por bibliotecário".

Pros "Auto depósito"
--------------------

-   Depósito pode ser feito assim que o artigo é aceito.

Cons "Auto depósito"
--------------------

-   Falta de costume dos pesquisadores em fazer o depósito que leva ao não
    arquivamento.
-   Metadados incorretos.

Pros "Depósito por bibliotecário"
---------------------------------

-   Exoneração dos pesquisadores de fazer o depósito.
-   Metadados corretos.

Crons "Depósito por bibliotecário"
----------------------------------

-   Sobrecarga de trabalho para os bibliotecários.
-   Falta de costume dos pesquisadores em notificar os bibliotecários dos novos
    trabalhos publicados.

Alexandre,

> Não sei como está em outras universidades. Mas aqui na UFC, esse mês saiu
> um comunicado da biblioteca universitária, determinando que à partir de
> janeiro de 2015 todas as monografias, teses e dissertações devem ser
> depositadas no Repositório Institucional, não sendo mais aceita a entrega
> da versão imprensa na biblioteca. Antes precisava-se entregar uma versão
> impressa e uma eletrônica que era depositada no sistema TEDE, não havia
> menção a obrigação no Repositório Institucional.

TEDE == Repositório Institucional.

Em algumas universidades que conheço, o depósito era feita pelos bibliotecários.
E você precisa assinar um termo dizendo que autoriza a universidade a publicar
seu trabalho. (Algo que ainda não descobri é o quanto avançado é o sistema para
que você não precise assinar esse termo se utilizar uma licença Creative Commons
ou parecida para seu trabalho).