[ciência aberta]Nature Communications to become fully OA Fwd: [Open-education]

Miguel Said Vieira msv em dev.full.nom.br
Quarta Setembro 24 17:49:36 UTC 2014

Carissimi,

segue abaixo um esboço do post que vou publicar no meu blog; comentários
ou sugestões são muito bem-vindos.

Tom, você estava sugerindo incluir links para textos como esse num post
específico do cienciaaberta.net, ou republicar diretamente?

Abraços,
Miguel
_________

*Periódico da Nature em acesso aberto "puro": já podemos comemorar?*

A editora Nature informou
<http://www.nature.com/press_releases/ncomms-oa.html> recentemente que,
em outubro, seu periódico /Nature Communications/
<http://www.nature.com/ncomms/index.html> se tornará de acesso aberto
"puro": todos os artigos publicados a partir de então poderão ser lidos
e reutilizados gratuitamente (a princípio eles entrarão no ar sob uma
licença Creative Commons-BY, que permite praticamente todo tipo de uso e
reuso). Até hoje o periódico era híbrido, publicando em acesso aberto ou
fechado de acordo com a opção do autor, mas agora ele será
exclusivamente de acesso aberto. O grupo que publica a revista /Science
/também já possuía um periódico de acesso aberto "puro", o /Science
Advances/ — mas parte dos artigos eram publicados sob a licença CC-NC,
que impede usos comerciais.

Pronto: os maiores bastiões da publicação científica tradicional dão
sinais claros de apoiar o avanço do acesso aberto. Será que já podemos
estourar as champanhes? É evidente que a notícia tem aspectos positivos:
vidas poderão ser salvas em países pobres, quando médicos, por exemplo,
tiverem acesso às informações científicas mais atualizadas — informações
que antes estavam fechadas atrás de um /paywall/ intransponível para a
maioria do terceiro mundo. Os trabalhos publicados sob acesso aberto
tendem a alcançar mais visibilidade, e isso pode beneficiar a pesquisa
de países como o Brasil.

O quadro, no entanto, é mais complexo do que parece. Nesses dois casos,
Nature e Science adotam um modelo específico de acesso aberto: o chamado
"modelo ouro"
<http://legacy.earlham.edu/%7Epeters/fos/overview.htm#journals>, em que
os custos da publicação são cobertos por uma taxa cobrada dos autores
dos artigos aprovados (o /article processing charge/, ou APC); o /acesso
aos artigos/ é aberto para leitores e usuários, mas o /acesso a esse
espaço de publicação/ é fechado aos autores que puderem pagar a
cobrança. No caso do /Nature Communications/, essa cobrança é de US$
5000 por artigo, uma das mais altas em qualquer periódico existente (em
2010, a maior registrada era de US$ 3900 — segundo o levantamento de um
artigo... em acesso fechado
<http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/asi.22673/abstract>).

Essa cobrança equivale a quase dois meses de salário líquido de um
professor brasileiro nas melhores carreiras de universidades públicas
(as de dedicação exclusiva). Quem aí topa pagar 15% de sua renda anual
para publicar /um /artigo? A Nature informou que dispensará o pagamento
da taxa para pesquisadores de uma lista de países mais pobres
<http://www.who.int/hinari/Global_HINARI_registered_2014.png> (mas que
não inclui Brasil, China, Índia, Paquistão e Líbia, entre outros), e
também para outros numa análise "caso a caso" — mas sem dar mais nenhuma
informação objetiva sobre essa política. (Palpito que é melhor não
apostar numa generosidade desbragada da editora que cobra US$ 32 para
quem quer ler um único artigo, ou US$ 18 para ler uma única seção de
cartas [!] de suas revistas
<http://www.nature.com/subscriptions/purchasing.html>.)

Por outro lado, a tendência mundial é que as instituições às quais os
pesquisadores estão vinculados (a universidade em que ele trabalha, ou a
agência de fomento à pesquisa que financia sua pesquisa) arquem com
parte dessas taxas, em parte pelo valor que atribuem à publicação em
periódicos de alto impacto. A Fapesp, por exemplo, oferece um apoio
específico para pagar essas taxas <http://www.fapesp.br/190>, e também
autoriza que elas sejam pagas com a chamada "reserva técnica" de bolsas
e apoios a projetos de pesquisa. Ocorre, porém, que a verba disponível
para esses auxílios é limitada, e em geral eles não são dados
automaticamente; no exemplo da Fapesp, os pesquisadores concorrem entre
si pela verba, e um dos principais critérios de avaliação é — como em
quase toda a burocracia acadêmica hoje — o histórico de publicações do
autor:

    *Critérios de análise* [...]

    a) Histórico Acadêmico do Solicitante

    a.1) Qualidade e regularidade da produção científica e/ou
    tecnológica. Elementos importantes para essa análise são: lista de
    publicações em periódicos com seletiva política editorial; livros ou
    capítulos de livros [...]

Ou seja, o pagamento pelas instituições tem boas chances de alimentar
uma espécie de espiral viciosa, em que pesquisadores que já publicam em
grandes revistas conseguem mais dinheiro e mais chances de publicar, e
os demais não.

O avanço do acesso aberto pela via do modelo ouro ainda envolve outro
risco: a proliferação das chamadas editoras predatórias. Trata-se de
editoras que fazem da publicação em acesso aberto (com pagamento por
autores) um negócio em que o lucro é maximizado por meio da redução
drástica dos padrões de qualidade exigidos na revisão por pares — ou
mesmo pela virtual eliminação da revisão: se pagar, publica-se. Por um
lado, esse modelo satisfaz as cobranças de produtivismo sobre
pesquisadores (cujas carreiras são avaliadas pelo crivo do lema
/publicar ou perecer/); por outro, ele explora o fato de que, no modelo
ouro, é possível tornar o ato da publicação em uma mercadoria, a ser
vendida a esses pesquisadores, e com isso obter altas taxas de lucro —
/mesmo sem recorrer ao monopólio baseado em propriedade intelectual/,
que era a chave do poder econômico das editoras científicas tradicionais
com publicações "fechadas". O uso de uma lógica estritamente mercantil
resulta, aqui, na poluição e degradação do acervo de conhecimento
científico da humanidade, pois o central para as editoras predatórias é
a maximização de lucro: a qualidade dos artigos é irrelevante, ou apenas
um fator secundário.

Evidentemente, não quero com isso dizer que a Nature tornou-se uma
editora predatória; mas existe o risco de uma lenta corrupção do
processo de revisão (para garantir mais lucros com publicações) em
editoras sérias mas com menos poder de mercado, assim como o risco da
multiplicação de periódicos fajutos, que fazem uma revisão por pares
apenas de fachada. Nesse último caso, infelizmente não se trata de um
risco hipotético: esse "modelo de negócio" escuso já é adotado em
centenas de periódicos <http://scholarlyoa.com/individual-journals/>.

Mas será que então estamos num beco sem saída quanto a esse problema da
mercantilização da publicação científica? Ele estará presente seja nos
periódicos fechados, seja nos de acesso aberto? Não necessariamente:
mesmo no interior do modelo ouro, há iniciativas positivas nesse sentido
— é o caso da Public Library of Science (PLOS) <http://www.plos.org/>,
uma editora em acesso aberto que cobra pela publicação, mas funciona sem
finalidades de lucro <http://www.plos.org/about/>; por conta disso, ela
não tem motivos para eliminar critérios de qualidade na seleção de
artigos com vistas a obter mais com a cobrança por publicação. E vale
lembrar, por fim, que o modelo ouro não é o único modelo existente para
a publicação em acesso aberto: a principal alternativa é o modelo verde
<http://legacy.earlham.edu/%7Epeters/fos/overview.htm#repositories>,
baseado em repositórios institucionais. Esse modelo impõe uma série de
desafios de coordenação e de custeio, mas a tendência é que nele a
publicação deixe de seguir uma lógica estritamente mercantil, e siga um
modelo mais próximo dos interesses comuns da sociedade e da comunidade
acadêmica; ele não é propriamente um substituto do modelo ouro (até
porque a princípio ele não é pensado para custear a revisão por pares),
mas é importante juntar esforços para fortalecê-lo, evitando que o
modelo ouro torne-se a única via para o acesso aberto.