[ciência aberta]OpenCon 2015 Details Announced!

Iara Vidal iaravidalps em gmail.com
Quarta Abril 8 00:04:02 UTC 2015

> Opa. Não sabia.

É que eu estava esperando o anúncio oficial para divulgar :)

O post já está no blog: http://www.cienciaaberta.net/vem-ai-a-opencon-2015/
A conferência é voltada para estudantes e pesquisadores iniciantes,
agradeço a divulgação nas suas instituições - além de sugestões de outros
grupos de interesse (quero tentar contato com a Associação Nacional de
Pós-Graduandos, por exemplo).

> Ainda acredito que um grande problema é nossa comunicação interna pois
boa parte
> das pessoas não sabe o que as outras estão fazendo. Talvez isso seja um
problema
> pessoal meu por não ter Facebook e as pessoas apenas se comunicarem hoje
em dia
> por meio dele. De toda forma acho que "comunicação interna" é o principal
"bottle neck"
> para fazermos mais coisas aqui no Brasil.

Concordo que comunicação é um grande problema, e o Facebook não é a solução
não - eu uso e participo de alguns grupos de/para acadêmicos. Vejo muita
divulgação de eventos já definidos, mas pouca articulação para realizar
eventos e outros trabalhos em colaboração. E mesmo a divulgação poderia
melhorar, ser mais integrada a movimentos internacionais - ano passado
procurei eventos brasileiros no site oficial da Semana do Acesso Aberto e
não tive muito sucesso. Bem possível que coisas bacanas tenham acontecido,
mas não foram registradas.

Acredito que outro fator importante seja a necessidade de apoio
institucional para realizar um evento como uma conferência satélite da
OpenCon. Eu mesma preciso vencer minha timidez para começar a propor ideias
assim no meu programa de pós-graduação - não devo ser a única que pensa que
não tem o cacife necessário para fazer as coisas acontecerem...

> Comentários sobre meu levantamento são bem vindos.
Me desculpe a pergunta, mas que levantamento?

Abraços!

Iara Vidal
Doutoranda / PhD Student
PPGCI/IBICT-UFRJ