[ciência aberta]como licenciar software livre

Rafael Pezzi rafael.pezzi em ufrgs.br
Segunda Junho 29 12:10:59 UTC 2015

Olá Leandro,

Idealmente o que perguntas agora deveria ter sido discutido antes da
assinatura do contrato. Como ele já existe e foi firmado, acho que
deverá consultar um advogado, talvez o advogado da universidade que
esteve envolvido na confecção do contrato ou o órgão interno que mediou
este contrato para verificar se os termos permitem a divulgação do programa.

Sobre o registro para reconhecimento acadêmico, este é um ponto
importante que acredito que devemos (o grupo de ciência aberta),
esclarecer. Os autores de alguns softwares científicos publicam um
artigo científico descrevendo o software e pedem para os usuários os
citarem quando publicarem algo que dele fez uso. Este é o caso do
Gromacs, por exemplo:
http://www.gromacs.org/
http://www.gromacs.org/Gromacs_papers
http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/001046559500042E
(infelizmente não é acesso aberto).

Sobre o registro formal no Brasil, desconheço os caminhos, mas em uma
busca encontrei alguns links:

http://www.prppg.ufc.br/cit/index.php/software/faq-de-software/110-como-faco-para-registrar-um-programa-de-computador-e-qual-e-a-documentacao-que-deve-ser-apresentada

http://www.ufgd.edu.br/apcrit/noticias/inpi-lanca-guia-sobre-registro-de-software

Att,