[ciência aberta]como licenciar software livre

Felipe G. Nievinski fgnievinski em gmail.com
Segunda Junho 29 14:44:03 UTC 2015

> Date: Sun, 28 Jun 2015 14:30:07 -0700
> From: Leandro Andrade <ldsandrade em yahoo.com.br>
> To: Grupo de trabalho em Ciência Aberta
>         <cienciaaberta em lists.okfn.org>
> Subject: [ciência aberta] como licenciar software livre
>

> Caros,
>

> Qual o caminho de licenciar um software livre pelos termos do mit ou bds
> na Universidade pública?
>

> Alguma sugestão? Alguma barreira?
>

> Procurei algo nos manuais do wiki, mas não achei. Estou para fazer algo
> neste sentido. Consegui colocar a ideia e tendemos a uma licenç copycenter
> [...]
Salvo cláusula em contrato, o direito autoral patrimonial pertence ao seu
empregador (apesar do direito autoral moral ser inalienável).  Então,
p.ex., se você é um professor em instituição de ensino superior (IES)
pública, a rigor o software que você escreveu só pode ser licenciado com o
aval da IES.  Se a IES for federal, a forma correta seria seguir as
instruções no Portal do Software Público Brasileiro:
<https://portal.softwarepublico.gov.br/social/spb/publique-seu-software>
Abraço,
-Felipe.